Giro nas Ruas desta segunda é na Rua Professor Nivaldo Braga

Foto: Reprodução / Google Maps

Nivaldo Teixeira Braga nasceu em abril de 1852 em Curitiba. Atuando como professor, ele dirigiu escolas na capital paranaense, em Morretes e também em Rio Branco do Sul, na época que a cidade se chamava Votuverava. Em 1879, Nivaldo Braga teve que deixar o magistério por perseguições políticas, mas ele não deixou a educação de lado. Naquele mesmo ano, o professor fundou o Colégio Curitybano que, ao longo dos anos, receberia alunos como Emiliano Perneta, Alfredo Romário Martins e Dario Velozo.

Além da carreira de docente, Nivaldo Braga atuou ainda como secretário do Museu Paranaense e escreveu no Jornal do Comércio e na Gazeta Paranaense. Foi ele também quem fundou a Revista do Paraná e quem elaborou o Dicionário Histórico e Geográfico, que abrangia tudo que se sabia sobre o nosso estado na época.

O professor Nivaldo Braga faleceu em julho de 1924, aos 72 anos de idade. Mais tarde, em 1952, o centenário de nascimento desse importante paranaense foi marcado pela homenagem prestada pela capital: o nome dele foi dado à via, no bairro Capão da Imbuia.

A rua Professor Nivaldo Braga tem aproximadamente dois quilômetros de extensão e reúne uma grande variedade de estabelecimentos de comércio, assim como o terminal do Capão da Imbuia e o Museu de História Natural. A via começa em um entroncamento da rua Miguel Caluf, no Cajuru, e vai até a avenida Victor Ferreira do Amaral, já no bairro Tarumã.

Apesar de ter sido inaugurado em 1963, a história do Museu da História Natural do Capão da Imbuia começou quase 100 anos antes. O biólogo Marco Bregenski conta que o espaço nasceu a partir de outro museu no início da década de 1960.

Diferente dos museus “comuns”, o Museu de História Natural expõe animais empalhados em dioramas, ou seja, inseridos em um ambiente que imita a natureza, deixando a exposição mais lúdica. Marco afirma que um dos objetivos do Museu é conscientizar a população sobre a importância de preservação do meio ambiente.

Ao lado do Museu, a Praça Mansueden dos Santos Prudente foi criada em 2007 em homenagem ao Mestre Xocô, um sambista da região. O espaço fica na Rua Professor Nivaldo Braga número 1471.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba