Giro nas ruas desta Segunda é na Rua Sebastião Malucelli

Foto: Reprodução / Google Maps

Sebastião Malucelli era neto do primeiro casal de Malucelli que veio da Italia para o Brasil, em 1877. Inicialmente, a família se instalou em Morretes, no litoral do Paraná, e foi lá que Sebastião nasceu e morou por toda a vida. Ele tinha uma Usina de Açúcar no município e chegou a montar, com os irmãos, uma serraria no bairro Novo Mundo, em Curitiba.

Em 1952, ao realizar um dos grandes sonhos, a de comprar um trator esteira, Sebastião sofreu um acidente. Foi quando ele carregava o novo trator em um caminhão velho. O transporte foi feito pela Estrada da Graciosa, com muitas curvas e abismos. O freio do caminhão falhou e o carro que Sebastião estava não conseguiu desviar um barranco e bateu em uma das curvas. Foi nessa hora que o trator caiu em cima da cabine. Ele e a esposa morreram na hora. Apenas o motorista sobreviveu.

A nora de Sebastião, Judite Malucelli, de 93 anos, mora há 59 anos na rua que leva o nome do sogro e é uma das moradoras mais antigas. Ela conta que havia muitos campos na região.

SO 13º Batalhão da Polícia Militar do Paraná fica na rua Sebastião Malucelli. A unidade atende uma área de quase 47% de Curitiba, principalmente da região Sul da cidade. Também são destaques na rua o Colégio Estadual Ivone Pimentel, inaugurado há 50 anos, e o Campo de Futebol Capão Raso, que recebe jogos do futebol amador paranaense.

Inaugurado em 1967, o Colégio Estadual Yvone Pimentel é um dos pontos mais importantes da Rua Sebastião Malucelli.

Acompanhe na reportagem das estudantes de jornalismo Hellen Barbosa e Maria Claudia Batista, da Universidade Positivo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.