Giro nas Ruas desta segunda é na Rua Via Vêneto

 Giro nas Ruas desta segunda é na Rua Via Vêneto

(Foto: reprodução/ Google Street View)

A Via Vêneto é uma das três principais ruas de Santa Felicidade – bairro recebeu um grande número de colonos vindos da Itália. Como não poderia ser diferente, o nome Vêneto faz referência à região italiana da cidade de Veneza.

Hoje, essa rua da capital paranaense é o principal acesso ao terminal de Santa Felicidade e é o endereço de várias lojas do comércio, mas no passado era bem diferente. A primeira pessoa a morar na Via Vêneto foi a Natair Carlos Batista, que veio de Itaperuçu, na região metropolitana, há 70 anos com o marido e os filhos. Hoje, com 90 anos de idade, ela ainda vive por lá e lembra de como era a rotina quando a família chegou à região.

A Paulina Gonçalves de Souza, filha da Natair, conta que a vizinhança era bem menos numerosa.

Havia por lá também um campinho de futebol, chamado de Palmeirinha. E a Dona Nata, como é conhecida, conta que ele ficava onde é o terminal de Santa Felicidade atualmente. A conta que a rua era muito diferente do que vemos hoje.

(Foto: reprodução/ Google Street View)

A Via Vêneto tem cerca de dois quilômetros de extensão e, além das lojas e do terminal, também é o endereço da Praça Piazza San Marco, onde a famosa Feira Orgânica Noturna é realizada todas as terças-feiras.

Terça-feira, na Via Vêneto, todo mundo já sabe: é dia da Feira Orgânica Noturna de Santa Felicidade. A iniciativa foi inaugurada em 1989, com apenas três barracas em meio à feira de artesanato do Lago da Ordem, no bairro São Francisco, e de lá para cá se transformou em um tipo de comércio itinerante que passa também pelo Portão, pelo Cabral e pelo Jardim Botânico.

Em Santa, como o bairro é carinhosamente chamado, a feira é realizada na Praça Piazza San Marco, em plena Via Vêneto. E tem gente que, de tanto frequentar, não consegue deixar de participar e de aproveitar esse pedacinho da cidade.

A feira é realizada semanalmente em frente ao terminal de ônibus e reúne barracas de frutas, verduras, peixes, especiarias e artesanato, além do food truck de pastel e da música ao vivo. Em dia de feira, no fim da tarde, muitos estudantes vão para lá com os amigos logo depois da aula e aproveitam ainda a pista de skate, bem ao lado. A iniciativa começa sempre às 17 horas e termina somente às 22 horas.

Quem sai do terminal de Santa Felicidade logo se depara com um ponto de táxi bem em frente. A estrutura com telefone e cobertura foi inaugurada no dia 1º de abril de 1994, depois que Fabio Botega e o pai viraram taxistas. Na época, os dois rodavam toda a cidade, mas perceberam que esse ponto da Via Vêneto tinha um grande potencial.

Para a surpresa deles, a propaganda de porta em porta deu certo. Seis anos depois, o ponto da Via Vêneto já contava com 60 taxistas.

O telefone do ponto de taxi da Via Vêneto é: (41) 3372-0707.

(Foto: reprodução/ Google Street View)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem