Giro nas Ruas desta semana é na Rua Emiliano Perneta

HISTÓRICO
A Rua Emiliano Perneta é uma importante via central curitibana, que possui 1 quilômetro de extensão. Ela é a continuação da Rua Marechal Deodoro e sequência da Rua Benjamin Lins. A Rua Emiliano Perneta começa na Praça Zacarias e termina no bairro Batel. O chafariz da praça foi o primeiro a ser construído em um espaço público na cidade, e serviu como fonte de água potável para os cidadãos que, até o final do século 19, ainda não tinham acesso. A praça recebeu o nome em homenagem ao primeiro presidente da província do Paraná, Zacarias Goes Vasconcelos. Já a Rua Emiliano Perneta homenageia o falecido poeta paranaense Emiliano David Perneta. Nascido em 3 de janeiro de 1866, em Curitiba, foi advogado, promotor de justiça, jornalista e professor. Ele também é considerado o fundador do simbolismo e o maior poeta paranaense da sua época. Assim sendo, a Rua Emiliano Perneta, que cruza com a Rua Visconde de Nácar, abrange uma região que se desenvolveu rápido com diversos pontos comerciais e edifícios.

Acompanhe na Reportagem da estudante de Jornalismo Caroline Giotti, da Universidade Positivo.


REPORTAGEM
A Rua Emiliano Perneta se destaca pela grande quantidade de comércios de produtos e serviços, além de edifícios residenciais. Dentre os vários estabelecimentos, está o Condomínio Workspace Emiliano. Um centro de salas comerciais, onde foi instalada, no início deste mês de novembro, a primeira sala de gravação de podcasts de Curitiba, que se chama 1504 Podcasts.

O fundador do estúdio, Raphael Oliveira, conta sobre o projeto e explica como a localização favorece o trabalho.

Alguns dos principais pontos de referência no percurso da Rua Emiliano Perneta são: a APMF do Instituto de Educação do Paraná, a Praça Zacarias, o PROCON e o Museu de Arte Contemporânea do Paraná. A diretora do Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Ana Rocha, descreve a importância do edifício para a região.

Da Praça Zacarias ao Batel, a Rua Emiliano Perneta abrange diferentes ocupações, lugares e histórias.

O quadro Giro nas Ruas é feito em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. Você ouviu na reportagem da Caroline Giotti.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem