Giro nas Ruas desta semana é na Rua Nicola Pellanda

 Giro nas Ruas desta semana é na Rua Nicola Pellanda

Foto: divulgação

Foto: divulgação

No Giro nas Ruas de hoje vamos visitar a Rua Nicola Pellanda. Além de ser tradicional na cidade, a via ganha uma decoração especial no fim do ano, que se transforma em ponto turístico de natal.

HISTÓRICO

Com aproximadamente 10 quilômetros de comprimento, a rua Nicola Pellanda passa por 3 bairros em Curitiba, Pinheirinho, Umbará e Bairro Novo. Foi denominada em  28 de novembro de 1959  pelo então Prefeito, Iberê de Mattos. A via recebeu o nome em homenagem ao Italiano Nicola Pellanda. Nascido em 6 de julho de 1875, Pellanda chegou ao Brasil com 17 anos junto aos pais Bortolo Pellanda e Domingas Bernardi Pellanda e de três irmãos.

Segundo registros, a família chegou em Paranaguá e foram caminhando a pé, até São José dos Pinhais, onde permaneceram por 6 meses. Após esse período, o pai de Nicola Pellanda comprou um terreno, na região do Umbará, onde passou a dividir o espaço com os filhos. A família se motivou a  trabalhar no plantio, na criação de animais, no corte da madeira e na administração de olarias. Nicola Pellanda foi convocado pelas forças armadas italianas, porém, preferiu continuar no Brasil e se casar com Paula Miqueletto, com quem teve 15 filhos. 

Acompanhe na Reportagem da estudante de Jornalismo Caio Vinicius , da Universidade Positivo.

REPORTAGEM

Com o natal chegando, a rua Nicola Pellanda ganha um novo destaque, com as luzes da Rua Iluminada Família Moletta. Localizada no número 5.962 no bairro Umbará. Os enfeites natalinos começaram de maneira despretensiosa em 1996 e sem ter o objetivo de criar um evento, porém, começou a ganhar fama rapidamente.

De acordo com Lucas Moletta, o grande movimento obrigou a família Moletta a parar de organizar por alguns anos os enfeites.

Após a família parar de realizar a tradicional rua iluminada, a nova geração decidiu voltar a realizar o evento em 2016, mas com mais enfeites, luzes e principalmente com mais profissionalismo. Agora a atração faz parte do Natal de Curitiba promovido pela Prefeitura da Capital, mas ainda financiado pela mesma família.

A via fica dentro de uma espécie de condomínio aberto na Rua Nicola Pellanda, onde os moradores são todos pertencentes à mesma família. Mesmo a atração sendo inaugurada geralmente no fim de novembro/começo de dezembro, a organização começa meses antes com algumas reuniões.

Neste ano, a tradicional decoração de Natal das casas da Família Moletta, voltou a funcionar depois de não ser realizada em 2020. Nos 250 metros de extensão, as dez casas da Família Moletta são enfeitadas com luzes pisca-pisca de LED, flores, guirlandas e grandes árvores de Natal iluminadas. A atração ainda conta com uma casa do Papai Noel, presépio e praça de alimentação, que funcionam até 6 de janeiro de 2022. Mais informações você encontra no site www.rua iluminada.com.br.

O quadro Giro nas Ruas é feito em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. Você ouviu na reportagem de Caio Vinicius.

Foto: divulgação
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem