Giro nas Ruas desta semana é na Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo

 Giro nas Ruas desta semana é na Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo

Foto: Julio Pereira

Arquivo pessoal Angela Maria Bueno

No Giro nas Ruas de hoje vamos visitar a Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo. A via tem aproximadamente 1 km e nela está um dos pontos turísticos mais procurados da capital, a Torre Panorâmica.

HISTÓRICO

Localizada no bairro Mercês, a Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo, tem aproximadamente 1 km de extensão e leva o nome de um agrônomo paranaense que se formou em 1941 pela Escola Agronômica do Paraná. Ao longo da carreira, exerceu várias funções na Escola de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Paraná. Lycio também teve cargos no Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas (IBPT), sendo Diretor da Granja e substituindo em várias ocasiões o então presidente do IBPT, Marcos Augusto Enrietti. Lycio Grein faleceu em 4 de novembro de 1967.

Mesmo não sendo muito extensa, a via que leva o nome do agrônomo é bastante movimentada. Isso porque nela está um dos pontos turísticos mais procurados da capital: a Torre Panorâmica, que dispõe vista privilegiada da cidade.

Acompanhe na Reportagem da estudante de Jornalismo, Beatriz Reis, da Universidade Positivo.

Foto: Julio Pereira


REPORTAGEM

A via Professor Lycio Grein Castro Vellozo, tem grande circulação de turistas, porque nela está localizada a Torre Panorâmica, importante ponto turístico da capital paranaense. De acordo com a supervisora da Torre há 17 anos, Angela Maria Bueno, este movimento se intensifica com a procura em períodos de alta temporada, como férias escolares e festas de final de ano.

Porém o movimento foi influenciado pela pandemia, já que a Torre ainda está fechada para a visitação, diminuindo consideravelmente o fluxo de pessoas. A expectativa para a reabertura é grande.

Ainda não está definida a data para reabertura, mas estima-se que a volta seja feita ainda em novembro, seguindo os protocolos de saúde necessários. Vale lembrar que a Torre tem mais de 100 metros de altura e de onde se tem uma vista 360° da cidade. Aos finais de semana, quando há maior visitação, o número de visitantes se aproxima dos 7 mil.

No térreo da Torre, o visitante pode acompanhar a história e a evolução da telefonia logo na entrada e no mirante, além de uma vista privilegiada, o turista ainda tem a oportunidade de conhecer o painel de Potty Lazzarotto que retrata a história de Curitiba.

O quadro Giro nas Ruas é feito em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. Você ouviu na reportagem da Beatriz Reis.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem