Giro nas Ruas desta semana te leva até a Avenida Visconde Guarapuava

Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre a Avenida Visconde de Guarapuava, que vai do bairro Alto da XV até o Batel.

HISTÓRICO

A Avenida Visconde de Guarapuava é uma importante via curitibana, que possui mais de cinco quilômetros de extensão. Ela começa na Avenida Nossa Senhora da Luz, no bairro Alto da XV (Quinze), como continuação da Avenida Edgard Stellfeld, e vai até o bairro Batel, terminando na Rua Odin Ferreira do Amaral. A Avenida Visconde de Guarapuava tem esse nome em homenagem a Antônio de Sá Camargo, ex-vice-presidente da então província do Paraná. Nascido em Palmeira – Paraná, Antônio era de uma família tradicional, filho do tenente Manoel Camargo e sobrinho da Viscondessa do Tibagi. Se mudou para Guarapuava aos vinte anos para tomar conta dos negócios do pai. Pelos serviços prestados à sociedade, no dia 31 de agosto de 1880, Sá Camargo recebeu, das mãos do Imperador Dom Pedro II, o título de Visconde, tornando-se o primeiro e único Visconde de Guarapuava. O mesmo que vice-conde, visconde é um título de nobreza superior ao de barão e inferior ao de conde.

Assim sendo, a região se desenvolveu rápido, crescendo de formas diferentes ao longo de seu trajeto, vindo a ser uma das avenidas mais movimentadas nos dias de hoje.

Acompanhe na Reportagem da estudante de Jornalismo, Caroline Giotti dos Anjos, da Universidade Positivo.


REPORTAGEM

A Avenida Visconde de Guarapuava se destaca pelo grande fluxo de veículos, de comércio de produtos e serviços, além de edifícios residenciais e comerciais espalhados pela via. Dentre os vários estabelecimentos da avenida, está a Saint Germain Batel, que funciona desde 2005.

O coordenador administrativo da panificadora, João Bandeira, conta sobre a cultura da padaria.

Os principais pontos de referência no percurso da Avenida Visconde de Guarapuava são: a Praça Oswaldo Cruz, a Igreja Santa Terezinha, a Santa Casa de Misericórdia e as partes laterais da Câmara Municipal de Curitiba, do quartel do Corpo de Bombeiros do Paraná e do Shopping Curitiba.

A auxiliar de enfermagem, Rosana Gasparetto, mora há 26 anos na Avenida Visconde de Guarapuava, em frente à praça Oswaldo Cruz. Ela relata suas percepções sobre a região.

Do Alto da XV ao Batel, a Avenida Visconde de Guarapuava abrange diversas paisagens, lugares e histórias.

O quadro Giro nas Ruas é feito em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. Você ouviu na reportagem de Caroline Giotti dos Anjos.


Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem