Giro nas Ruas desta semana vamos visitar a Rua 24 de Maio

 Giro nas Ruas desta semana vamos visitar a Rua 24 de Maio

Foto: Arquivo Pessoal/Lilian Fiselovici

No Giro nas Ruas desta semana vamos visitar a Rua 24 de Maio. Além de conhecer um pouco mais sobre a rua, você vai conhecer a história do comércio de eletrônicos na região.

HISTÓRICO

Com quase 4 quilômetros de extensão, a rua 24 de Maio começa na Praça Rui Barbosa, no centro, passa pelo bairro Rebouças e termina no cruzamento com a Avenida da República no bairro Parolin, fazendo parte do binário com a rua Alferes Poli com sentido único, centro-bairro. O nome da via é em a alusão a Batalha do Tuiuti no Paraguai, que começou às 11 horas da manhã do dia 24 de Maio de 1866, quando a tropa da  Tríplice Aliança (composta pelo exército do Brasil, Argentina e Uruguai) foi surpreendida e atacada pelo exército Paraguaio, na região de Tuiuti, no sudoeste do Paraguai. A luta permaneceu por quase seis horas, e envolveu aproximadamente cinquenta mil pessoas, com a vitória brasileira durante a guerra do Paraguai. Em Curitiba, não se tem registros oficiais de quando a via foi declarada como parte da cidade, mas há registros que comprovam que foi nomeada antes de 1948. Embora não existam documentações sobre a nomeação da rua, o surgimento da principal característica da via você confere abaixo.

Foto: Arquivo Pessoal/Lilian Fiselovici

Acompanhe na Reportagem da estudante de Jornalismo, Caio Vinicius, da Universidade Positivo.

REPORTAGEM

Embora extensa, a rua 24 de Maio é conhecida por um trecho em específico, que fica logo nas primeiras quadras, na região central da cidade. Por ali, encontra-se uma grande variedade de produtos, o que faz a rua ser chamada popularmente de “rua dos eletrônicos”. Prevalecendo antigamente por moradores e com raros comércios, a via mudou com o surgimento das lojas do ramo eletrônico. Uma das pioneiras na região, a loja TV Universal, que existe desde 1961, tem a sede na rua 24 de maio há 42 anos e foi reestruturada pelo dono Avram Fiselovici, que veio da Romênia e foi naturalizado no Brasil.  A atual diretora da loja e filha de Avram, Lílian Fiselovici, conta que quando o local foi construído para ser a nova sede, muitos conhecidos apontavam que seria um problema, já que a localidade era longe dos comércios.

Com o passar do tempo, as demais empresas começaram a se alojar na Rua 24 de Maio e ao redor, aumentando gradativamente a comercialização de eletrônicos e gerando uma grande concorrência, mas que de acordo com a diretora, criou-se uma relação saudável para clientes e comerciantes.

O estabelecimento passou por reformas para se adequar às novidades e as lojas de eletrônicos precisaram ser adaptadas à evolução tecnológica. No início as vendas eram mais voltadas para rádios e televisões e hoje a procura por produtos para informática dominam as necessidades do público.

Além das mudanças naturais, desde o início da pandemia as lojas tiveram alterações nas procuras de equipamentos, principalmente aqueles ligados ao Home Office, como Webcams.

Avram Fiselovici, pioneiro no surgimento das lojas de eletrônicos na rua 24 de Maio, faleceu aos 89 anos, no último dia 14, em decorrência de problemas cardíacos. Fiselovici, recebeu em 2010 a Moção de Honra concedida pela Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e pela Federação do Comércio do Paraná como Guerreiro do Comércio por sua contribuição para o desenvolvimento econômico.

Foto: Arquivo Pessoal/Lilian Fiselovici

O quadro Giro nas Ruas é feito em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. Você ouviu na reportagem de Caio Vinicius.

Avram Fiselovici – Foto: arquivo pessoal
Foto: Arquivo Pessoal/Lilian Fiselovici



Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem