Especiais

Giro nas Ruas – Especial de Aniversário

 Giro nas Ruas – Especial de Aniversário

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

A BandNews realiza uma edição especial do quadro Giro nas Ruas em comemoração ao aniversário de Curitiba. Até o dia 29 de março, vamos falar sobre os pontos comerciais, culturais e as pessoas que fazem parte da história das ruas mais antigas da cidade.

O Giro nas Ruas de hoje é na Rua São Francisco

Giro nas Ruas: Cândido Hartmann e Parque Barigui

Giro nas Ruas: Rua Emiliano Perneta

Giro nas Ruas: Via Vêneto

Giro nas Ruas: Rua Presidente Carlos Cavalcanti 

Giro nas Ruas: Rua XV de Novembro

Giro nas Ruas: Rua 13 de Maio

Giro nas Ruas: Praça Tiradentes

É no coração de Curitiba que fica o local a partir do qual a cidade ganhou importância histórica e que permitiu que o Brasil chegasse ao tamanho que tem. A Praça Tiradentes, que já teve outros nomes ao longo do tempo, foi fundada no século XVII, depois que os primeiros habitantes da região se transferiram de uma área às margens do rio Atuba, onde hoje é o Bairro Alto, para um ponto mais alto que favorecia a defesa do território.

De acordo com o pesquisador Gehad Hajar, foi a partir disso que os portugueses puderam avançar e desenhar as fronteiras do país como elas são atualmente.

A cidade fica a mais de 900 metros de altitude em relação ao nível do mar e mesmo já existindo como centro urbano, foi oficialmente fundada em 29 de março de 1693. E até hoje, alguns aspectos desse período inicial ainda são muitos presentes, embora os curitibanos nem sempre percebam.

Ao longo da história, a Praça Tiradentes foi marcada por momentos políticos, religiosos e comerciais. E foi a partir da proclamação da República, em 1889, que o local ganhou o nome que tem.

A Praça Tiradentes faz parte do trajeto diário de milhares de curitibanos e turistas. No local, obeliscos lembram a história da cidade – um instalado em alusão ao aniversário de 250 anos da fundação da Vila de Curitiba, e outro demarcando o Marco Zero e as distâncias/direções para outros municípios e estados.

Reportagem: Daiane Andrade

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

Ela é uma das organizadoras do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Ela é uma das palestrantes do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

Ele é um dos organizadores do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba