Golpes e ataques virtuais estão sendo identificados em período de pandemia

 Golpes e ataques virtuais estão sendo identificados em período de pandemia

Foto: Fábio Dias/PCPR

Com o crescimento no uso da internet neste período de pandemia, diferentes golpes e ataques virtuais estão sendo identificados. Um dos problemas virtuais acontece através da exposição de números privados de WhatsApp, em pesquisas na internet pelo buscador Google. Com a publicação do número, atores de cibercrimes podem atuar com mais facilidade.

De acordo com o especialista em segurança virtual da Apura Cyber, Mauricio Paranhos, durante o processo de pagamento do auxílio emergencial pela Caixa foram verificados links falsos que estavam circulando por mensagens de texto.

Outro programa com vulnerabilidade no sistema é o aplicativo Zoom. Há uma falha em que os criminosos inserem um arquivo malicioso através de arquivos em GIFs.  Outro ataque comum é com o conjunto operacional do computador do usuário. Um tipo de software delimita o acesso ao sistema e somente após um pagamento de resgate em criptomoedas, o computador é liberado.

O especialista Maurício Paranhos destaca também as fraudes através do Youtube.

Para a prevenção desses golpes virtuais, Mauricio recomenda não clicar em links suspeitos e desconfiar de mensagens com tons alarmistas.

Além de nunca informar dados pessoais sem a confirmação de que o site é seguro.

Para auxiliar na identificação de ataques na internet, relatórios diários estão sendo publicados por uma empresa especializada em segurança cibernética.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem