Golpes telefônicos devem crescer nas próximas semanas
Esta é uma prática conhecida como "golpe 0800"
Os golpes telefônicos devem crescer nas próximas semanas com a chegada do décimo terceiro salário e as festas de fim de ano. O alerta é da Associação Brasileira de Bancos, um dos principais setores utilizados pelos golpistas. Algumas mensagens são gravadas e outras com golpistas que se passam por funcionários e possuem todos os dados da vítima.
Esta é uma prática conhecida como “golpe 0800”, que registrou mais de 4 mil ocorrências por hora no último ano. Nesse esquema, golpistas fingem ser funcionários de um banco e solicitam dados financeiros para realizar fraudes.
De acordo com coordenador da Comissão de Cibersegurança da Associação Brasileira de Bancos, Paulo Condutta, a ação está com uma campanha para alertar os clientes. A ação é divulgada nos canais digitais da associação e das 84 instituições financeiras apoiadoras.
A Polícia Civil do Paraná tem a cartilha “Não caia nessa”, para alertar a população sobre as mentiras que os golpistas contam para enganar e tirar dinheiro da vítima.
Segundo o delegado da Delegacia de Estelionatos em Curitiba, Emmanoel David, muitos dos golpes são online.
A cartilha está disponível no site da Polícia Civil. Caso seja vítima de qualquer tipo de golpe, a orientação é imediatamente registrar um boletim de ocorrência.
O site “Tem Cara de Golpe” oferece conteúdos interativos e compartilháveis, como cards com dicas, vídeos, quizzes e FAQs, incentivando a participação do público. Com o apoio de 84 instituições financeiras associadas, o movimento ganha ainda mais força, ampliando seu alcance e impacto junto aos clientes dessas entidades.
O site da campanha é www.temcaradegolpe.com.br.
Reportagem: Lorena Pelanda