ParanáGeral

Golpistas abordam idosos com precatórios a receber

Usando informações verdadeiras, criminosos induzem vítimas a pagarem falsas taxas para liberar pagamentos

 Golpistas abordam idosos com precatórios a receber

Foto: Ilustrativa/ Pixabay

Pessoas que aguardam pagamentos de precatórios têm sido vítimas de uma nova tentativa de golpe. Com uma narrativa falsa, os criminosos abordam pessoas que realmente têm direito ao crédito, mas que aguardam na fila, e as induzem a pagar falsas “custas processuais” para acelerar a liberação do dinheiro. Os precatórios são títulos de créditos que pessoas físicas ou jurídicas têm a receber do Estado. A Polícia Civil do Paraná já foi acionada e agora investiga qual é a origem das informações que permitem aos golpistas envolver as vítimas nessa trama.

O procurador do Estado Marco Antônio Berberi, que inclusive teve o nome utilizado pelos golpistas nas mensagens encaminhadas às vítimas, explica como os criminosos atuam:

informações verossímeis, como nomes reais de procuradores e números corretos de processos, são utilizadas para dar aparência de credibilidade ao golpe. No entanto, os contatos telefônicos indicados nas mensagens encaminham as vítimas aos golpistas:

O procurador explica que os criminosos procuram pelas vítimas mais vulneráveis. Os idosos encabeçam a lista preferencial porque costumam ter menos informações ou mais dificuldades para lidar com processos digitais:

A Procuradoria-Geral do Estado alerta que o órgão não entra em contato diretamente com as pessoas que têm direito a receber precatórios. Os pagamentos são feitos respeitando uma ordem pré-estabelecida. Informações sobre pagamentos ou sobre o andamento da fila são de responsabilidade dos advogados ou escritórios de advocacia que representam os credores nos processos que deram origem aos precatórios.

Reportagem Angelo Sfair

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Renegociação com Paraguai será o maior desafio de Itaipu

Renegociação com Paraguai será o maior desafio de Itaipu

Enio Verri, novo diretor-geral da Hidrelétrica destaca Anexo C como maior desafio

BR-277: Fila aumenta viagem em 1h00 no sentido Curitiba

BR-277: Fila aumenta viagem em 1h00 no sentido Curitiba

Em Morretes, permanece a interdição parcial no quilômetro 42

BR-376: 7 quilômetros de fila em Guaratuba, no sentido Curitiba

BR-376: 7 quilômetros de fila em Guaratuba, no sentido Curitiba

Fila permanecia no trecho da Serra do Mar, no quilômetro 668

Ilha do Mel tem novo trecho liberado para banho

Ilha do Mel tem novo trecho liberado para banho

O ponto foi considerado apto aos banhistas e esportistas, conforme boletim de balneabilidade do IAT