ParanáGeral

Golpistas abordam idosos com precatórios a receber

Usando informações verdadeiras, criminosos induzem vítimas a pagarem falsas taxas para liberar pagamentos

 Golpistas abordam idosos com precatórios a receber

Foto: Ilustrativa/ Pixabay

Pessoas que aguardam pagamentos de precatórios têm sido vítimas de uma nova tentativa de golpe. Com uma narrativa falsa, os criminosos abordam pessoas que realmente têm direito ao crédito, mas que aguardam na fila, e as induzem a pagar falsas “custas processuais” para acelerar a liberação do dinheiro. Os precatórios são títulos de créditos que pessoas físicas ou jurídicas têm a receber do Estado. A Polícia Civil do Paraná já foi acionada e agora investiga qual é a origem das informações que permitem aos golpistas envolver as vítimas nessa trama.

O procurador do Estado Marco Antônio Berberi, que inclusive teve o nome utilizado pelos golpistas nas mensagens encaminhadas às vítimas, explica como os criminosos atuam:

informações verossímeis, como nomes reais de procuradores e números corretos de processos, são utilizadas para dar aparência de credibilidade ao golpe. No entanto, os contatos telefônicos indicados nas mensagens encaminham as vítimas aos golpistas:

O procurador explica que os criminosos procuram pelas vítimas mais vulneráveis. Os idosos encabeçam a lista preferencial porque costumam ter menos informações ou mais dificuldades para lidar com processos digitais:

A Procuradoria-Geral do Estado alerta que o órgão não entra em contato diretamente com as pessoas que têm direito a receber precatórios. Os pagamentos são feitos respeitando uma ordem pré-estabelecida. Informações sobre pagamentos ou sobre o andamento da fila são de responsabilidade dos advogados ou escritórios de advocacia que representam os credores nos processos que deram origem aos precatórios.

Reportagem Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

O corpo foi jogado na Praia Central de Guaratuba

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

O tombamento da carreta foi no sentido litoral

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

A cobrança em nove praças de pedágio dos lotes 1 e 2 foi retomada no

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666