Governo do Paraná quer vincular verba das universidades estaduais à meritocracia

 Governo do Paraná quer vincular verba das universidades estaduais à meritocracia

Foto: Rodrigo Félix Leal/ANPr

A partir do ano que vem, as verbas das universidades estaduais do Paraná devem ser distribuídas segundo critérios de meritocracia. Pelo menos é isso que quer o governo do Paraná. Em viagem a Campo Mourão ontem (15), o governador Ratinho Junior falou que quer implantar nas instituições um novo modelo de gestão.

De acordo com ele, o custo por aluno no sistema de ensino público hoje é o dobro do que o de um estudante da rede privada. Ele quer que os reitores de cada uma das sete universidades estaduais expliquem o motivo dessa desproporção e, quanto mais transparente for a instituição, mais recursos ela vai receber.

A proposta ainda está em estudo pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado. As universidades estão sendo chamadas a participar da discussão. Segundo o governo do estado, neste momento, não estão previstos cortes nos repasses às universidades estaduais. Em um vídeo divulgado pelo site I44 News ontem (15), o governador afirma que a liberação de recursos às universidades estaduais vai ocorrer de acordo com a qualidade da administração.

Ainda segundo Ratinho Junior, o objetivo da medida não é cortar a verba das universidades, nem prejudicar suas atividades.

A Apiesp (Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público), associação que reúne os reitores das sete universidades públicas estaduais do Paraná, aguarda o estudo do governo, que deve sair até o final do mês. Segundo a professora Fátima Padoan, presidente da Apiesp, as universidades são favoráveis a esse debate, desde que também estejam na mesa para participar da definição desses critérios. Elas devem participar de uma reunião com o governo sobre o tema no final do mês.

Segundo ela, a proposta é promover uma parametrização das universidades: ou seja, vão ser estabelecidos parâmetros que irão definir quanto cada universidade receberá. Ela preferiu não comentar a declaração do governador, já que a proposta ainda está em estudo.

De acordo com o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, a primeira reunião para discutir esses critérios de avaliação das universidades está marcada para a última semana de maio. É a partir desses critérios que as verbas serão distribuídas.

O governo espera definir essas regras até o início do segundo semestre. Mas elas só vão ter impacto no orçamento das universidades a partir do ano que vem.As instituições estaduais de ensino superior têm enfrentado restrições financeiras desde o início da atual gestão, quando o governo decidiu aplicar a Drem, a Desvinculação da Receita de Estados e Municípios. A lei federal estabelece como regra que 30% dos recursos arrecadados pelas universidades, como taxas de vestibular, convênios e receitas próprias, fiquem no caixa estadual.

Bona se diz ciente de que a medida tem gerado apreensão, mas esclarece que nenhuma das universidades do estado vai fechar as portas por causa disso. O governo diz que tem mantido o diálogo com os reitores para liberar as verbas necessárias às universidades a partir das demandas mais urgentes.

Reportagem: Estelita Carazzai/ Daiane Andrade

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem