Governo pretende implantar Projeto Experimental de Eletromobilidade

 Governo pretende implantar Projeto Experimental de Eletromobilidade

Foto: Orlando Kissner/ANPr

Foto: Orlando Kissner/ANPr

O governo do Estado anunciou que vai criar um plano de estudos para um projeto experimental de eletromobilidade para o Paraná. A ideia é que, no futuro, as cidades do Estado estejam preparadas para receber carros elétricos e outros produtos movidos a eletricidade. A solução terá como base programas já em operação em Portugal e na Alemanha.

A implantação desse tipo de inovação envolve adequações em projetos elétricos ao fornecimento de energia e também para reabastecer os veículos. Ou seja, são necessários novos padrões para edificações residenciais e comerciais. 

Participam do processo de discussão do projeto, especialistas ligados à Agência de Cooperação Brasil-Alemanha, a GIZ, para a eficiência energética e mobilidade urbana. No SmartCity Expo, realizada há uma semana, em Curitiba, o governador Ratinho Junior anunciou que vai encaminhar à Assembleia Legislativa proposta para zerar a alíquota do IPVA dos veículos elétricos e que vai trabalhar para reduzir a zero a cobrança do ICMS na aquisição de carros elétricos zero quilômetro.

Reportagem: Felipe Harmata

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem