PolíticaCidadania

Governo propõe recompensa para auxílio na solução de crimes

Tema é discutido na Assembleia Legislativa do Paraná

 Governo propõe recompensa para auxílio na solução de crimes

Foto: Adilson Afonso Voinaski/SESP

Os deputados aprovaram, nesta quarta-feira (06), o chamado Programa Estadual de Pagamento de Recompensas. A proposta recebeu 30 votos favoráveis e cinco contrários, durante a primeira discussão. O projeto foi apresentado pelo Governo do Estado. Conforme o texto, os moradores podem ser recompensados financeiramente pelas informações fornecidas à polícia.

Além da solução de crimes, seriam recompensadas informações que contribuíssem para a prevenção e repressão de ocorrências no Estado. O deputado Delegado Tito Barichello, do União Brasil, defendeu que a recompensa alcance crimes graves.

A proposta determina que o pagamento seja efetuado após a comprovação da utilidade da informação prestada. A avaliação destes critérios ficaria a cargo da Secretaria Estadual de Segurança Pública. O deputado Luiz Claudio Romanelli, do PSD, avaliou que o texto precisa ser mais objetivo.

LEIA TAMBÉM

O líder do governo, deputado Hussein Bakri, do PSD, disse que o Executivo se compromete a avaliar ajustes ao texto. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, também do PSD, afirmou que a proposta não vai ser pautada na próxima sessão, na segunda-feira (11).

As regras que determinam quais casos se enquadram no programa e os valores a serem pagos por cada informação devem ser definidas pelo Poder Executivo, após a aprovação da lei. A sugestão é que os valores possam ser divididos entre várias pessoas, contemplando mais de uma informação considerada útil para as investigações.

Foto: Adilson Afonso Voinaski/SESP

Informações: Cleverson Bravo

Avatar

Cleverson Bravo

Câmara de Curitiba vota criação de novas secretarias para 2025

Câmara de Curitiba vota criação de novas secretarias para 2025

Segundo prefeito eleito, Eduardo Pimentel, as novas pastas não aumentam o orçamento

Vereadores aprovam o próprio 13º salário em Cambé

Vereadores aprovam o próprio 13º salário em Cambé

O 13º salário para os vereadores já vai beneficiar os reeleitos em 2025