Política

Governo quer finalizar negociação com servidores para enviar projeto de reajuste à Alep

 Governo quer finalizar negociação com servidores para enviar projeto de reajuste à Alep

Foto: Nani Gois/Alep

Foto: Nani Gois/Alep

O governo do estado pretende finalizar nesta terça-feira (6) as negociações com representantes dos servidores públicos para enviar à Assembleia Legislativa o projeto de reajuste da categoria. A reunião está marcada para as 10h30, na Casa Civil, e prevê o encontro de representantes do governo, da liderança de Ratinho Júnior na Assembleia e do Fórum das Entidades Sindicais do Paraná.

O governo não cogita alterar a proposta financeira, limitada a um índice de 5%, parcelado até 2022 e ainda parcialmente condicionado a um crescimento da receita. Os salários do funcionalismo público estadual estão congelados há quatro anos e representam uma defasagem de 17%.

A discussão do projeto deve ser uma das mais tensas na Assembleia Legislativa no segundo semestre. Os deputados retomaram as sessões plenárias nesta segunda-feira (5), depois do recesso. Eles devem dar prioridade à proposta de reajuste do funcionalismo, até mesmo para evitar a retomada da greve dos servidores – que foi suspensa, mas não encerrada.

O presidente da Assembleia, Ademar Traiano, do PSDB, afirma que o índice de reajuste aprovado para a base do funcionalismo será estendido às demais categorias do serviço público.

O fechamento da proposta agora estaria dependendo de alguns itens que estão fora do projeto, mas que dizem respeito ao processo de negociação da data-base. Segundo o líder do Executivo na Assembleia, deputado Hussein Bakri, do PSD, a expectativa é de que a proposta seja apresentada aos deputados até a semana que vem, mas não há pressão do governo para apressar a discussão.

Um grupo de deputados participa de uma frente criada para acompanhar as negociações. Líder no PT na Assembleia, Professor Lemos é um dos que aguardam a chegada do projeto para avaliar se houve algum progresso na proposta do governo. Segundo ele, apesar de o Executivo alegar que está com dificuldade financeira, os resultados têm indicado o contrário.

Os servidores estaduais alegam que os 5,09% de correção anunciados por Ratinho Júnior, do PSD, representam, na prática, menos de meio por cento da reposição da inflação no último ano. A data-base vence anualmente em 1.º de maio e a revisão dos salários leva em conta a inflação, que nos últimos 12 meses foi de 4,94%.

Mas a proposta anunciada pelo governo é pagar 0,5% só a partir de outubro, sem retroativo. Com esse atraso, de acordo com o Fórum das Entidades Sindicais (FES), a reposição neste ano equivale a 0,25% da inflação no período. Outra parcela, de 1,5%, seria paga a partir de março de 2020. O índice restante seria dividido entre 2021 e 2022 e não estaria garantido.

O parcelamento foi condicionado ao crescimento mínimo de 6,5% da arrecadação de impostos em 2021 e 7% em 2022. Pela proposta do governo, a data-base dos próximos anos ficaria congelada.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Relator do processo, vereador Professor Euler votou pela cassação do mandato da parlamentar

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Projeto quer acabar com a isenção do ICMS concedida a estabelecimentos que importam o produto

Maioria no CNJ revoga afastamento da juíza Gabriela Hardt

Maioria no CNJ revoga afastamento da juíza Gabriela Hardt

Processo que envolve o ex-juiz Sérgio Moro foi retirado de pauta, pelo relator do processo

Bruce Dickinson pode se tornar Cidadão Honorário de Curitiba

Bruce Dickinson pode se tornar Cidadão Honorário de Curitiba

Vereadores aprovam em 1º turno o projeto de lei que concede o título ao vocalista