Governo quer isentar carros elétricos de IPVA até 2022

 Governo quer isentar carros elétricos de IPVA até 2022

(Foto: divulgação/ANPr)

(Foto: divulgação/ANPr)

Um projeto de lei do governo estadual quer que carros elétricos não paguem IPVA no Paraná até 2022. A ideia é baratear o custo desses veículos e incentivar o uso pela população. A proposta foi enviada ontem (17) à Assembleia Legislativa, e ainda precisa ser aprovada pelos deputados para virar lei.

Hoje, a alíquota para carros elétricos é de 3,5%, igual à de outros automóveis no estado. Com a nova lei, esses veículos ficariam isentos da cobrança até dezembro de 2022.

Na mensagem enviada aos deputados, o governador Ratinho Junior afirma que quer promover “uma política pública que contribuirá com o meio ambiente”, e destaca que os veículos elétricos não emitem gás carbônico nem prejudicam a qualidade do ar. O Paraná já tem projetos que desenvolvem motores elétricos em universidades como a UTFPR e a Unioeste, e também em empresas públicas.

A usina de Itaipu, por exemplo, já criou um carro movido a energia solar, e tem uma frota de cerca de cem veículos elétricos. A Copel também oferece estações de recarga de automóveis elétricos ao longo da BR-277, que liga Paranaguá a Foz do Iguaçu. 

Segundo o responsável pelo projeto da Eletrovia da Copel, Zeno Nadal, o uso das estações elétricas é feito, principalmente, na região de Curitiba.

Atualmente são 12 pontos partindo de Paranaguá até Foz do Iguaçu. A recarga é gratuita por mais um ano e meio. A recarga funciona de forma  simples.

O preço do carro elétrico ainda é bem mais caro que o do veículo normal mas o preço da recarga, em compensação, é bem mais barato que o valor do álcool ou gasolina. 

Cada recarga dura entre trinta minutos e uma hora, e garante a autonomia do veículo por até 300 quilômetros. O Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) também trabalha em pesquisas sobre o tema, e tem atuado na certificação de postos de recarga de carros elétricos no Paraná.

Reportagem: Estelita Carazzai

Avatar

Band News FM

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem