Governo se compromete a fazer o repasse de verbas de custeio das universidades estaduais

unicentroA greve das universidades estaduais do Paraná, que começou durante o carnaval, está perto de terminar.  A possibilidade veio após a reunião realizada terça (24) entre o governador Beto Richa (PSDB) e os reitores das instituições, no Palácio Iguaçu. Nela, o governo se comprometeu a fazer o repasse das verbas de custeio das universidades, – aquelas usadas para o pagamento de água, luz e a compra de materiais, por exemplo. Além disso, o Executivo se comprometeu a pagar o terço de férias de servidores e professores – atrasado desde dezembro – até o fim do março. Mas o principal avanço para a categoria foi um decreto assinado pelo governador que dá início ao processo de implantação Autonomia Universitária. A medida era um pedido antigo de algumas universidades estaduais e já é praticada em estados como São Paulo, na USP. A partir dela, cada instituição pode fazer a gestão independente dos recursos que recebe do governo. O reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unioeste) e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Público (Apiesp), Aldo Bona, explica que a autonomia não é unanimidade, mas, se bem discutida, pode melhorar a manutenção das universidades

Para tentar implantar o sistema no Paraná, o governo decretou a criação de um grupo de estudos composto por representantes das Secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; da Fazenda e das universidades. A comissão terá 120 dias para concluir os pareceres. Com base neles, o Executivo vai formular e encaminhar o projeto de lei para aprovação na Assembleia Legislativa do Paraná. Quanto aos problemas financeiros que motivaram a greve das universidades, o secretário de Ciência e Tecnologia, João Carlos Gomes, garantiu que, após serem suspensas no último dia 13, as verbas de custeio vão ser pagas pelo governo. Até quarta (25), todas as instituições vão informar o valor necessário para iniciar o ano letivo. O governo não quis revelar quanto deverá ser depositado na conta das universidades, mas garantiu que a verba deve ser a necessária para manter as instituições por quatro meses.

Na reunião, o governador Beto Richa afirmou que vai pagar o terço de férias dos professores e servidores em uma parcela, a ser depositada até o fim de março.  Na Universidade Estadual de Londrina, os funcionários estão em greve geral porque não receberam o benefício, atrasado há dois meses. Quem relata é a professora do curso de Serviço Social da UEL, Eliana dos Santos.

Após o encontro com o governo, as categorias que compõem as universidades, como a de professores e servidores, devem se reunir em assembleia ao longo da semana para definir o fim das paralisações.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem