Política

Greca chega aos 58% de aprovação e alcança a melhor avaliação desde a posse

 Greca chega aos 58% de aprovação e alcança a melhor avaliação desde a posse

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Foto: Luiz Costa /SMCS

O prefeito Rafael Greca chega ao último ano de mandato com a melhor avaliação desde a posse. Um levantamento do Paraná Pesquisas, publicado pela Gazeta do Povo na noite deste domingo (15), indica que o prefeito de Curitiba tem 58% de aprovação. A sondagem foi feita entra quarta (11) e sexta-feira (13), com 1.352 eleitores da capital.

Por outro lado, cerca de 37% dos entrevistados reprovam a gestão de Greca. Quase 33% dizem que a administração é ‘boa’ e 10% classificam como ‘ruim’. A classificação positiva do mandato do prefeito de Curitiba é menor entre as mulheres. Entre os homens, a aprovação ficou em torno de 61%, contra 35% de desaprovação. Entre as mulheres, 40% desaprova o mandato de Greca e, cerca de 54% das eleitoras ouvidas pelo Paraná Pesquisas, dizem aprovar a gestão.

O prefeito também é mais bem avaliado entre as pessoas mais velhas. Para quem tem pelo menos 60 anos, a aprovação ficou em 65% e a desaprovação chegou aos 31%. Dos eleitores com até 24 anos, os que reprovam Greca são 42%, contra 53% que aprovam. Além disso, a aprovação do prefeito de Curitiba é maior entre os entrevistados com grau de escolaridade mais alto. Ela chega a 61% entre quem tem ensino superior, enquanto 34% diz que desaprova a gestão Greca.

A insatisfação aumenta conforme diminui o grau de escolaridade. A desaprovação é de 40% entre os entrevistados com ensino fundamental; ao mesmo tempo, cerca de 55% dizem aprovar o mandato de Greca. O prefeito tinha cerca de 37% de aprovação nos primeiros três meses de mandato e chegou a ficar abaixo dos 30% em junho de 2017. Em março deste ano a avaliação melhorou e Greca chegou aos 57% de aprovação. O grau de confiança do levantamento do Paraná Pesquisas é de 95% e a margem de erro é de cerca de dois e meio por cento.

Reportagem: Cleverson Bravo

Foto: Rodrigo Félix Leal/ANPr

Levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta que o governador do Paraná Ratinho Junior tem aprovação da maioria dos paranaenses.

De acordo com a pesquisa, 73% dos eleitores do Estado aprovam a gestão do chefe do executivo paranaense, 22% desaprovam e 4,4% não souberam ou não opinaram. A pesquisa questionou ainda se a administração estadual está ótima, boa, regular, ruim ou péssima. Para 13,6% dos entrevistados a administração de ratinho Junior está ótima, 44% afirmaram que está boa e 26% avaliaram como regular.

De acordo com Murilo Hidalgo, diretor da Paraná Pesquisas, o levantamento revelou que dentre os entrevistados, Ratinho Junior se sai melhor entre pessoas mais velhas e menos escolarizadas. No grupo com 60 anos ou mais, 78,6% aprova e 18,1% desaprova a gestão do governador. Já em relação ao grau de escolaridade, o desempenho do chefe do Executivo é melhor no grupo com ensino fundamental: 78,3% aprova e 18,1% desaprova.

Já a administração do presidente da República, Jair Bolsonaro, é aprovada por 57,2% dos eleitores curitibanos. Uma fatia de 38,8% respondeu que “desaprova” e 3,9% não sabe ou não opinou. Foram feitas entrevistas pessoais com 1.352 eleitores de Curitiba, durante os dias 11 a 13 de dezembro de 2019. O grau de confiança é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5% para os resultados gerais.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia