CuritibaGeral

Greve da enfermagem deve ser encerrada nesta quinta-feira

A adesão à greve nacional da enfermagem atinge todos os hospitais e clínicas da cidade

 Greve da enfermagem deve ser encerrada nesta quinta-feira

Foto: Reprodução

Em Curitiba a adesão à greve nacional da enfermagem atinge todos os hospitais e clínicas da cidade. Na grande maioria dos hospitais não foi registrado problema relacionado aos atendimentos. Mas alguns relataram dificuldades. O Hospital Pequeno Príncipe informou que foi necessário adiar 45 cirurgias eletivas de ontem para hoje. Segundo o hospital a adesão no setor foi de 50% e nos outros setores foi de 26%.

Na capital são cerca de 16 mil profissionais entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares na ativa e segundo a presidente do Sindicato do Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba (Sindesc), Isabel Cristina Gonçalves, o movimento atende a determinação Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região que limita o percentual de profissionais que podem aderir à greve nos hospitais de toda a cidade.

As manifestações acontecem ao redor de pelo menos 10 hospitais desde as 6 horas da manhã. A paralisação foi feita após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu o piso salarial da categoria suspenso por 60 dias, desde 04 de setembro, em resposta a um pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços – (CNSaúde).

Ontem, em uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que ocupa interinamente a presidência da República, o relator do Orçamento de 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI), anunciou a votação do projeto de lei complementar 44/2022 pelo Senado ainda este ano.

A lei do novo piso da enfermagem, aprovada pelo Congresso Nacional, estabelece piso salarial de R$4.750 para enfermeiros; 70% desse valor para técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e parteiras. Os profissionais reivindicam que o pagamento desse piso seja imediato.

Às 17h está previsto um ato na Boca Maldita, com marcha até a Santa Casa de Misericórdia, na Praça Rui Barbosa. A previsão é que a greve seja encerrada nesta quinta-feira (22), às seis da manhã, concluindo assim as 24 horas previstas de manifestações em todo o país.

Reportagem por Vanessa Fontanella e Amanda Yargas

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Apartamentos de um e dois quartos lideram vendas em Curitiba

Apartamentos de um e dois quartos lideram vendas em Curitiba

Os bairros mais procurados em fevereiro foram Centro, Água Verde e Campo Comprido

Em Curitiba, 56% dos casos de dengue são autóctones

Em Curitiba, 56% dos casos de dengue são autóctones

Boletim da Secretaria Municipal aponta para 122 novos registros