CuritibaGeral

Greve da enfermagem deve ser encerrada nesta quinta-feira

A adesão à greve nacional da enfermagem atinge todos os hospitais e clínicas da cidade

 Greve da enfermagem deve ser encerrada nesta quinta-feira

Foto: Reprodução

Em Curitiba a adesão à greve nacional da enfermagem atinge todos os hospitais e clínicas da cidade. Na grande maioria dos hospitais não foi registrado problema relacionado aos atendimentos. Mas alguns relataram dificuldades. O Hospital Pequeno Príncipe informou que foi necessário adiar 45 cirurgias eletivas de ontem para hoje. Segundo o hospital a adesão no setor foi de 50% e nos outros setores foi de 26%.

Na capital são cerca de 16 mil profissionais entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares na ativa e segundo a presidente do Sindicato do Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba (Sindesc), Isabel Cristina Gonçalves, o movimento atende a determinação Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região que limita o percentual de profissionais que podem aderir à greve nos hospitais de toda a cidade.

As manifestações acontecem ao redor de pelo menos 10 hospitais desde as 6 horas da manhã. A paralisação foi feita após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu o piso salarial da categoria suspenso por 60 dias, desde 04 de setembro, em resposta a um pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços – (CNSaúde).

Ontem, em uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que ocupa interinamente a presidência da República, o relator do Orçamento de 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI), anunciou a votação do projeto de lei complementar 44/2022 pelo Senado ainda este ano.

A lei do novo piso da enfermagem, aprovada pelo Congresso Nacional, estabelece piso salarial de R$4.750 para enfermeiros; 70% desse valor para técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e parteiras. Os profissionais reivindicam que o pagamento desse piso seja imediato.

Às 17h está previsto um ato na Boca Maldita, com marcha até a Santa Casa de Misericórdia, na Praça Rui Barbosa. A previsão é que a greve seja encerrada nesta quinta-feira (22), às seis da manhã, concluindo assim as 24 horas previstas de manifestações em todo o país.

Reportagem por Vanessa Fontanella e Amanda Yargas

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba recebe evento automotivo com coleção do Ayrton Senna

Curitiba recebe evento automotivo com coleção do Ayrton Senna

O evento acontece no feriado da Páscoa, entre os dias 28 e 31 de março

Semana Santa altera trânsito em Curitiba

Semana Santa altera trânsito em Curitiba

Procissão católica passará por ruas centrais

Cine Passeio completa cinco anos

Cine Passeio completa cinco anos

O cinema de rua se tornou um reduto da arte cinematográfica paranaense

Celebração da Bênção dos Alimentos acontece neste sábado em Curitiba

Celebração da Bênção dos Alimentos acontece neste sábado em Curitiba

A bênção faz parte dos ritos e costumes dos povos poloneses e ucranianos desde o