Grupo de estudantes cria bolsa impermeável a partir da cera de abelha

 Grupo de estudantes cria bolsa impermeável a partir da cera de abelha

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Um grupo de 24 estudantes de Curitiba criou uma bolsa impermeável a partir da cera de abelha.A bolsa é biodegradável e natural. Ela pode ser utilizada como necessaire, porta medicamentos, materiais de higiene ou até mesmo como porta celular, estojo escolar ou porta-joias.

Os estudantes estão no segundo ano do Ensino Médio e a ideia surgiu depois que, no colégio, os alunos pensaram sobre o problema do descarte da indústria da moda. De acordo com um relatório lançado pela Ellen MacArthur Foundation, a cada segundo, um caminhão de lixo de produtos têxteis é aterrado ou incinerado no mundo. Assim surgiu a proposta de substituir o uso do plástico e, ao mesmo tempo, colaborar com o meio ambiente.

Segundo uma das estudantes participantes do projeto, Eduarda Candêo, o grupo primeiro tentou fazer a criação da sacola a partir da fécula de batata, mas o projeto não se mostrou viável. Foi aí que eles descobriram a cera de abelha.

As bolsas também são uma opção para eventos e passeios na praia, lagos ou piscinas, já que elas são impermeáveis.  Segundo um dos estudantes criadores da bolsa impermeável, Pedro de Almeida Silveira, o projeto é importante para pensar a sustentabilidade.

Além de ser uma solução sustentável, o projeto ainda desenvolve um trabalho social, tendo parte da renda revertida para o Lar O Bom Caminho, instituição que acolhe crianças afastadas de suas famílias. Atualmente o grupo já vendeu quase 200 bolsas. A busca era por um produto que fosse inovador e sustentável. 

O projeto é feito no Colégio Positivo e tem a duração de 15 semanas, na forma de atividade extraclasse. Os alunos também têm aulas de empreendedorismo e o nome dado para a empresa é Beezip. A produção é feita no turno da noite, no próprio colégio. Em um único dia eles conseguem produzir cerca de 80 bolsas.

Reportagem: Felipe Harmata

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem