COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Marca desenvolve estratégias para cidades com até 200 mil habitantes

 Grupo de moda íntima vai abrir 7 lojas no Paraná

Foto: Divulgação

O grupo Hope, que detém uma das maiores marcas de roupas íntimas do País, vai abrir sete novas unidades no Paraná. Com mais de 235 lojas no País e com presença consolidada nas grandes capitais brasileiras, a empresa está centrando sua expansão no modelo DUO, que une no mesmo espaço as marcas Hope especializada em moda íntima, e Hope Resort, voltada à moda praia e fitness. Quando inauguradas, cada nova loja no Paraná, abrirá cinco novos postos de trabalho.

Eu conversei com o gerente de expansão da Hope, o executivo André Momberg, e ele me adiantou que o grupo tem um carinho muito especial pelo Paraná, destacando que a franqueada com maior número de lojas no Brasil é do Estado.

Momberg me explicou que desde o início da pandemia, o grupo vem desenvolvendo estratégias para se expandir em municípios menores, de até 200 mil habitantes. Só para se ter uma ideia, hoje, o Brasil tem 326 cidades com mais de 100 mil habitantes. Destas, 155 estão na faixa entre 80 mil e 200 mil moradores e se tornaram os principais alvos da empresa.   

Nessas cidades, a estratégia da empresa é a abertura de lojas de rua, que apresentam um custo menor do que as unidades de shoppings centers.

Eu perguntei ao gerente de expansão da Hope quais as cidades paranaenses que poderão receber as novas unidades da marca, e ele me adiantou que 17 locais foram mapeados. Na Região Metropolitana foram selecionadas as cidades de Pinhais, Araucária, Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande e Campo Largo. No interior, as cidades escolhidas foram Pato Branco, Campo Mourão, Sarandi, Cambé, Apucarana, Toledo e Guarapuava. E no litoral, Paranaguá.

Em meio à pandemia, a compra de lingerie passou por mudanças drásticas. Antes da pandemia, por exemplo, as mulheres optavam por comprar roupas íntimas em lojas físicas onde podiam ver e até provar os produtos. No entanto, com o aumento de casos de Covid e bloqueios obrigatórios, houve mudança de hábito dos consumidores. Sem contar, que as mídias sociais ajudaram os consumidores a entender a importância da auto-higiene e os benefícios de uma lingerie de boa qualidade. Com milhões de mulheres trabalhando em casa, elas optaram então por conforto e autocuidado.

Já quando se analisa o médio prazo, a mudança de perspectiva em relação à roupa íntima e lingerie, passa de uma necessidade para produtos de moda para a complementação de um corpo tonificado. Aliás, este é um fator importante que vem impulsionando a demanda por lingerie da moda não só nos mercados locais, como global.

E voltando aos negócios da Hope no Paraná, o investimento para abrir uma franquia da marca Hope Duo é de R$ 300 mil, com faturamento médio mensal de R$ 55 mil. Já o lucro médio mensal projetado fica entre 18% e 22%.

Confira abaixo a coluna em áudio:

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin