Grupo Folclórico lança CD com canções populares ucranianas

(Foto: reprodução/Facebook)

O Grupo Folclórico Ucraniano Poltava lança hoje (24) um CD com 12 canções populares em homenagem aos 27 anos da independência da Ucrânia. 57 integrantes do Coral e da Orquestra do Grupo participaram da criação do material que levou quase dois anos para ficar pronto.

De acordo com Ilda Popadiuk, diretora do Coral, o principal objetivo desse trabalho é resgatar a história dos antepassados e permitir que a cultura ucraniana continue presente na sociedade.

As músicas trazem arranjos com instrumentos típicos da Ucrânia, como a Bandura, que é um instrumento com 56 cordas, e o Tsymbaly, que também tem, em média, 50 cordas – os dois têm o som semelhante ao de uma harpa. A diretora do coral diz que a utilização desses dois instrumentos fez com que as músicas voltassem a ter um teor mais folclórico e tradicional.

Para a gravação das canções foi necessário um preparo especial dos coralistas. Além das aulas de técnica vocal, os cantores participaram de oficinas para articulação e pronúncia correta das palavras em ucraniano.

O lançamento do CD Canções Populares Ucranianas é nesta sexta-feira a partir das oito e meia da noite no Canal da Música, que fica na Rua Júlio Perneta, 695 – Bairro Mercês.

Os ingressos custam 20 e 40 reais.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*