NacionalGeral

PF: Grupo que fraudava o INSS é alvo de operação

Ação acontece no PR, SC e PE. Núcleo ficava localizada no litoral catarinense

 PF: Grupo que fraudava o INSS é alvo de operação

Foto: divulgação/PF

Investigados por cometer fraudes previdenciárias são os alvos de uma operação da Polícia Federal nesta terça-feira (8). A ação acontece no Paraná, Santa Catarina e Pernambuco. São 15 mandados de prisão e 40 de busca e apreensão contra investigados por integrar um grupo criminoso especializado em fraudes para obtenção de benefícios previdenciários.

Veja mais:

Com núcleo no litoral norte catarinense, a maior parte dos mandados é contra investigados das cidades de Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí. Batizada de “Segue o Baile! A Festa Continua!”, a ação identificou prejuízo de R$ 4,5 milhões contra os cofres públicos.

A investigação apontou que os criminosos fraudavam a Previdência Social com documentos falsos para comprovar vínculos inexistentes com segurados falecidos, com o objetivo de receber pensões por morte e aposentadorias. O grupo também reativava irregularmente benefícios suspensos com o uso indevido de matrículas e senhas de servidores do INSS – nomes de membros da organização eram inseridos como novos titulares ou curadores dos legítimos beneficiários.

Ao todo são 160 policiais federais na operação. Dos 15 mandados de prisão – sete temporários e oito preventivos – 13 são em Santa Catarina. No Paraná, os mandados são em Curitiba, Maringá e Fazenda Rio Grande. Em Pernambuco, em Petrolina.

A ação desta terça-feira é decorrente de outra operação, de novembro de 2021, e investiga organização criminosa, estelionato previdenciário, acesso indevido aos sistemas da previdência, entre outros, com penas que podem chegar a 20 anos de prisão em caso de condenação.

Segundo a Polícia Federal, o prejuízo aos cofres públicos poderia passar de R$ 10 milhões caso a operação policial não fosse realizada.

Reportagem: redação.

Avatar

felipe.costa

Teste do pezinho é fundamental para diagnóstico de doenças genéticas

Teste do pezinho é fundamental para diagnóstico de doenças genéticas

Exame identifica erros inatos da imunidade; conjunto de doenças é lembrado nesta semana

INSS começa a pagar décimo terceiro antecipado

INSS começa a pagar décimo terceiro antecipado

Até 8 de maio, 33,6 milhões de pessoas receberão primeira parcela

Oposição impede urgência para projeto que substitui DPVAT, no Senado

Oposição impede urgência para projeto que substitui DPVAT, no Senado

Projeto vai ao Plenário nesta quarta (24), depois de ouvida a CCJ