Grupo que traficava drogas para Europa é alvo de operação
Segundo PF, Porto de Paranaguá era principal porta de saída dos criminosos
Um grupo criminoso especializado no tráfico internacional de drogas é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (5). São 38 mandados de busca e apreensão e nove de prisão em andamento no Brasil e também na Europa, na Espanha. Em território nacional, as ordens judiciais são executadas no Paraná (Curitiba, RMC e litoral), em Santa Catarina, São Paulo e Pernambuco. Mais de 100 policiais federais participam da ação, além de equipes da Guarda Civil Espanhola.
De acordo com as investigações, o grupo atuava principalmente com o envio de cocaína do Brasil para a Europa, com foco na Espanha e na Croácia. O tráfico era feito na maior parte das vezes pelo modal marítimo, com a contratação de mergulhadores, como explica o delegado Mateus Marins de Sá.
A principal porta de saída era o Porto de Paranaguá, mas o grupo também atuava em outras unidades do Brasil, especialmente no estado de Santa Catarina. Além dos mergulhadores, o grupo ainda ocultava droga em cargas lícitas e fazia uso até mesmo de barcos pesqueiros, de acordo com o delegado Eduardo Verza.
De acordo com o delegado Eduardo Verza, o volume de apreensões ligadas ao grupo chega a três toneladas de cocaína.
A Polícia Federal ainda detalhou que os lucros obtidos com o tráfico eram usados, entre outras finalidades, para ampliar a estrutura logística da organização, como com a compra de barcos, de empresas e de imóveis, além de armas de fogo e munições.
Reportagem: Bárbara Hammes