Grupo Vozes de Angola se apresenta no Paraná
O grupo é formado por jovens angolanos com deficiência visual
No mês da Consciência Negra, o Grupo Vozes de Angola volta aos palcos, em uma emocionante turnê de despedida, com o show Twapandula, palavra de origem na língua Umbundo, falada em Angola, que significa “gratidão”. Depois de um show em setembro em Curitiba, agora serão 16 apresentações em 11 municípios paranaenses, situados na Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais e Litoral.
A turnê de Vozes de Angola no Paraná começou com uma apresentação na Lapa, no próximo dia 17, na Igreja de São Sebastião – Porteiras Quilombo da Restinga. Depois passará por Ponta Grossa, Palmeira, Adrianópolis, Balsa Nova, Piraí do Sul, Castro, Morretes, Antonina, Paranaguá e Guaraqueçaba (veja calendário completo abaixo, com datas, locais, e horários). Com o projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura e do Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, todos os shows terão entrada gratuita.
Formado por jovens angolanos com deficiência visual, o Vozes de Angola teve sua origem no Instituto Paranaense de Cegos, onde foi acolhido a partir de 2001, sendo inicialmente conhecido como Pequenos Cantores de Angola. Refugiados da guerra civil que assolou Angola, encontraram no Brasil um lar, onde puderam desenvolver sua arte e cultura, com apoio da comunidade brasileira.
Após mais de duas décadas de história, o grupo decide encerrar suas atividades, como explica a coordenadora do grupo, Isabela D’Leonn. “Muitos de nós nunca voltaram para Angola, e outros já constituíram família aqui no Brasil. É o momento de alçar novos voos e seguir diferentes caminhos.”
Cantor e tecladista, Jacob Cachinga ressalta a intenção desta turnê: “Queremos agradecer a todos que nos ajudaram e acolheram ao longo desses anos. Nossa história foi construída com apoio do povo paranaense, e esse show é uma forma de dizer muito obrigado”.
O repertório do show traz uma rica fusão de músicas tradicionais africanas, canções populares brasileiras e composições autorais, executadas à capela ou com acompanhamento de teclado, violão e percussão. Com letras em dialetos africanos, português, inglês, espanhol e hebraico, a apresentação promete uma experiência cultural única, mostrando as conexões entre Brasil e África.
Esses eventos são mais que uma despedida; são uma forma de agradecimento ao Brasil e, especialmente, ao Paraná. Em mais de 22 anos de trajetória, o grupo Vozes de Angola inspirou milhares de pessoas, compartilhando sua história de superação e talento.
Confira datas, horários e locais das apresentações:
PALMEIRA/PR
19, TERÇA
15h00 – Apresentação 04
Colégio Estadual David Carneiro
Rua Cel Alipio do Nascimento, 1011 – Centro
19h30 – Apresentação 05
Palácio da Viscondessa – Cine Teatro Palmeira
Praça Mal. Floriano Peixoto, 11 – Centro
ADRIANÓPOLIS/PR
20, QUARTA
14h00 – Apresentação 06
Festa do Dia da Consciência Negra
Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos
TUNAS DO PARANÁ/PR
21, QUINTA
15h00 – Apresentação 07
Casa da Cultura Adolfo Conrado Bibas
Rua João dos Santos Costa, 161 – Centro
PIRAÍ DO SUL/PR
22, SEXTA
10h00 – Apresentação 08
Ginásio de Esporte Samuel Milleo
Avenida Santa Marcelina, S/N
CASTRO/PR
22, SEXTA
14h30 – Apresentação 09
Centro Municipal da Juventude
R. Raimundo F Gaião, 351 – Vila Rio Branco
19h30 – Apresentação 10
Casa da Praça
Rua Getulio Vargas, 10 – Centro
PIRAÍ DO SUL/PR
23, SÁBADO
08h00 – Apresentação 11
Abertura da Feira de Sementes Crioulas
Pavilhão Cultural de Piraí do Sul
LAPA/PR
23, SÁBADO
15h00 – Apresentação 12
Festival Afro Lapa
Semana da Consciência Negra
Palco na Alameda David Carneiro
MORRETES/PR
24, DOMINGO
15h00 – Apresentação 13
Semana da Consciência Negra
Coreto da Praça Central
ANTONINA/PR
26, TERÇA
19h00 – Apresentação 14
Theatro Municipal de Antonina
R. Dr. Carlos Gomes da Costa, 266
GUARAQUEÇABA/PR
27, QUARTA
19h00 – Apresentação 15
Paróquia da Comunidade
BALSA NOVA/PR
28, QUINTA
15h30 – Apresentação 16
Ato Consciência Negra
Colégio Estadual Vereador Ângelo Gequelin
Praça Santo Antonio, S/N – Bugre
Com assessoria