CuritibaGeral

UFPR desenvolve ações de apoio aos refugiados da Ucrânia

Instituição aproveita estrutura e promove ações de suporte aos imigrantes que chegam ao Paraná

 UFPR desenvolve ações de apoio aos refugiados da Ucrânia

Foto: André Filgueira/UFPR

Alunos e professores de atividades de extensão na Universidade Federal do Paraná estão sendo incentivados a criar ações de apoio aos refugiados ucranianos que chegam ao estado. A nova temática nos grupos acadêmicos surge das consequências dos ataques russos à Ucrânia.

Os projetos selecionados terão o apoio da instituição. A coordenadora de Extensão e Cultura da UFPR, professora Maiara Carneiro, diz que o objetivo da iniciativa é criar uma rede de apoio aos refugiados da Ucrânia que chegam ao Paraná.

A ideia central da iniciativa é aproveitar os grupos e a estrutura que já existem na instituição, para desenvolver ações de suporte aos refugiados ucranianos, como explica a professora do curso de design da UFPR, Viviane El Marghani.

O apoio da Federal do Paraná no desenvolvimento de ações voltadas aos refugiados acontece após um pedido do Comitê Humanitas Brasil-Ucrânia – grupo que reúne entidades civis e religiosas do Paraná. A representante do comitê, Julia Regina Betoldi, diz que com o suporte das diversas instituições, o grupo já colocou em prática ao menos três ações de apoio aos refugiados.

A voluntária do comitê, Valéria Ross, destaca que as ações humanitárias de acolhimento desenvolvidas pelo grupo devem ter como foco o objetivo de dar a independência ao refugiado, que está em situação de vulnerabilidade, em um país que pouco conhece.

Por concentrar o maior número de comunidades ucranianas no Brasil, o Paraná tem sido o destino de muitos refugiados que fogem das consequências da guerra. Segundo o comitê, ao menos 20 famílias ucranianas devem chegar ao estado nos próximos dias, para residir de forma temporária.

Por David Musso

Avatar

David Musso

Apresentador | Repórter | Jornalista | Twitter: @drmusso

Projeto destina alimentos que perderam valor de mercado para comunidades

Projeto destina alimentos que perderam valor de mercado para comunidades

Mensalmente, 25 toneladas de frutas, verduras e legumes são distribuídas para famílias de quatro cidades

Faixa da BR-277 é liberada em Balsa Nova

Faixa da BR-277 é liberada em Balsa Nova

Carga de cimento foi derramada na pista, no quilômetro 138, no sentido Ponta Grossa

Sweeney Todd: sucesso da Broadway é apresentado em Curitiba

Sweeney Todd: sucesso da Broadway é apresentado em Curitiba

São apenas três apresentações, neste sábado e domingo, com ingressos a partir de R$ 37,50