COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

É preciso que os empresários tenham resiliência e determinação

 Habilidades para empreender vão além de conhecer o negócio

Foto: Ilustrativa/ Pixabay

Quem começa um novo negócio deve conhecer bem o produto e o público que deseja trabalhar. No entanto, para que o empreendimento tenha sucesso, só isso não basta. As principais habilidades para quem deseja empreender são resiliência, foco e determinação, principalmente neste período de fim de ano, quando as oportunidades de negócios aumentam. Portanto, os empresários precisam ficar atentos a todo o contexto ao seu redor. Ou seja, estar atualizado é prerrogativa fundamental para quem deseja empreender.

Segundo consultores corporativos, qualquer pessoa pode empreender, desde que tenha o desejo de se preparar para este novo desafio. Agora, o que vai determinar o sucesso do negócio é o entendimento para saber lidar com o fracasso e a necessidade de retomar quantas vezes for preciso. E aí volto a repetir: a resiliência é a chave para o novo empreendedor.

Outro ponto essencial para se tornar um bom empreendedor é saber quem se quer atingir. Aliás, um dos maiores erros que os empresários podem cometer, é pensar que o seu negócio vai atingir todo mundo. Por isso, é indispensável definir um público-alvo. Dessa forma, se encontrarão as oportunidades.  

 E para que o negócio funcione é preciso que o empresário tenha uma boa comunicação.  Fazer negócio pelo WhatsApp, e-mail, telefone e presencialmente é diferente. É necessário saber se comunicar nesse meio em que as redes sociais estão em alta na vida das pessoas. 

Por fim, empreendedorismo se aprende muito na prática. Mesmo assim, não dá para ignorar que estudar conceitos de comércio, finanças, gestão de pessoas e marketing fará o negócio ser mais bem administrado, e assim, as chances de sucesso aumentarão.

Confira a coluna em áudio:

Mirian Gasparin