Hemepar registra aumento de 10% nas doações de sangue
O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado nesta segunda-feira (25)
Nesta segunda-feira, 25 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. No Paraná, bancos de sangue aproveitam a data para sensibilizar a população sobre a importância do gesto de solidariedade que ajuda a salvar até quatro vidas.
Novembro foi escolhido como mês de conscientização por preceder um período de estoques baixos, principalmente por conta da proximidade das férias e de datas comemorativas de fim de ano. A data também enaltece o ato dos doadores.
O Banco de Sangue do Hospital Erasto Gaertner recebe, em média, 40 doações de sangue por dia. O estoque é destinado para transplantes de medula óssea, cirurgias e também atende pacientes ambulatoriais da hematologia. São cerca de 350 transfusões semanais.
A enfermeira no banco de sangue, Ceiliane de Lima, ressalta que os bancos de sangue necessitam de doações contínuas, para que os estoques estejam sempre abastecidos.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos e estar em boas condições de saúde.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), que é uma das unidades do Governo do Estado, registra um aumento de 10% nas doações de sangue em 2024. De janeiro a 22 de novembro, foram coletadas 211.629 bolsas nas 23 unidades que formam a hemorrede, 19 mil a mais em relação ao mesmo período do ano passado (192.571).
Responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para hospitais públicos, privados e filantrópicos de todas as regiões do estado, o Hemepar conta, atualmente, com 1.942.107 de doadores cadastrados.
O agendamento para doação de sangue no Hemepar pode ser feito pelo site www.agendamento.pr.gov.br. Já no Banco de Sangue do Erasto Gaertner não é necessário fazer agendamento prévio.
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. Aos sábados, o atendimento é das 8h às 12h. O estacionamento para doadores de sangue é gratuito.
Reportagem: Vanessa Fontanella