Homem é resgatado do Anhangava depois de cair durante trilha no morro

 Homem é resgatado do Anhangava depois de cair durante trilha no morro

Foto: Divulgação / Prefeitura Quatro Barras

Foto: Divulgação / Prefeitura Quatro Barras

Um homem de 30 anos foi resgatado neste domingo do Morro do Anhangava em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, depois de sofrer uma queda. Ele caiu enquanto caminhava na trilha do morro e teve uma torção no tornozelo e as pessoas que estavam com ele acionaram o corpo de bombeiros. Um helicóptero do Batalhão de Operação Aéreas da Polícia Militar (BPMOA) levou a vítima para um hospital na Região de Curitiba.

Os resgates já são uma rotina no Anhangava. Segundo montanhistas experientes, é comum que a mobilização dos Bombeiros seja causada por pessoas sem preparo que se arriscam no morro. Presidente eleito da Federação Paranaense de Montanhismo, Marcio Hoepers, afirma que os resgates têm sido cada vez mais comuns em morros conhecidos como o Anhangava.

O Morro do Anhangava contém uma série de adaptações, como degraus, pinos, cordas e escadas, para facilitar o acesso de turistas. Apesar disso, ainda demanda preparo em diversos trechos. Marcio Hoepers afirma que o correto é preparar a pessoa para o morro e não o morro para a pessoa.

Para as pessoas que tem interesse em se aventurar nos morros, a recomendação do especialista é procurar pelos clubes de montanhismo, que promovem cursos gratuitos e atividades em grupo que adotam medidas de segurança e preparo. Na região de Curitiba, há o Clube Paranaense de Montanhismo, a Associação Montanhistas de Cristo, entre outros.

Os clubes de montanhismo tem atividades todos os fins de semana. São entidades sem fins lucrativos que oferecem cursos de iniciação ao montanhismo e curso básico de escalada.

Reportagem: Narley Rezende

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem