ParanáGeral

Homem suspeito de atuar ilegalmente em pronto-socorro é solto

O marido da médica não possui cadastro no CRM, mas atendia pacientes durante os plantões

 Homem suspeito de atuar ilegalmente em pronto-socorro é solto

foto: Divulgação/ Polícia Civil

Está solto o casal de médicos, que foi preso suspeito de atuar de forma ilegal no pronto-socorro de Santo Antônio da Platina, no norte do Paraná. Uma fiança de R$ 10 mil, para cada um deles, foi determinada para a soltura, mas a defesa recorreu e a Justiça do Paraná concedeu liberdade provisória. O homem foi liberado após o pagamento e a mulher foi solta, mesmo sem pagar. Porém, ela deve quitar o valor até às 23h59 desta segunda-feira (16), se não volta a ser detida.

A decisão da Justiça determinou que ela retornasse ao trabalho normalmente e que não fosse suspenso o CRM, porque não há, além do caso investigado, outras informações de negligência a respeito dela.

Segundo as investigações, a médica do pronto-socorro permitia que o marido, que não tem cadastro no CRM, atendesse pacientes durante os plantões dela. Ele prescrevia as receitas para, depois, a esposa assinar. Ambos respondem como coautores pelo exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica. A penalidade é de 4 anos.

Eles foram presos em flagrante durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão na Unidade de Saúde. Durante a ação, foram apreendidos prontuários médicos, celulares e imagens das câmeras de segurança do local. Nos prontuários, há informações sobre a pressão e a temperatura dos pacientes, os sintomas, além da prescrição de medicamentos e pedidos de exames.

A médica Priscila Tamíli Bichára, de 30 anos, tem registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Já o marido dela, João Augusto Aboím Inglês de Melo, de 29 anos, disse à polícia ser formado em medicina no Paraguai, mas não possui o registro de atuação no Brasil para exercer a profissão.

Três pacientes, ouvidos pela Polícia Civil do Paraná, confirmaram as informações. Eles relataram que foram atendidos pelo homem, que prescreveu remédios. Mas na assinatura e carimbo, estava o nome da Priscila.

A reportagem da BandNews FM Curitiba tentou contato com o advogado do casal e com a Prefeitura e Secretaria de Saúde de Santo Antônio da Platina, mas não teve retorno.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Safra mais curta e eventos climáticos extremos são algumas das dificuldades enfrentadas

Pesquisa do IBGE aponta casamentos em alta no PR

Pesquisa do IBGE aponta casamentos em alta no PR

Levantamento também apontou dados de divórcios no estado

Consumidor deve ficar atento ao teor de gordura do chocolate

Consumidor deve ficar atento ao teor de gordura do chocolate

Ao menos um quarto da composição do produto deve ser de cacau, segundo a Anvisa