Hospitais especializados tiveram queda de 50% nos atendimentos durante pandemia

 Hospitais especializados tiveram queda de 50% nos atendimentos durante pandemia

Foto: Gilson Abreu/AEN

Os hospitais especializados tiveram uma queda de 50% nos atendimentos, desde do dia 20 de março. Alguns pacientes evitam ir aos hospitais com receio da contaminação do coronavírus.

Atualmente, a maioria das pessoas que estão nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das instituições privadas do Paraná são pacientes com doenças crônicas, cardiovasculares, pulmonares, psiquiátricas e câncer.

Segundo a infectologista do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto de Neurologia e Cardiologia de Curitiba (INC), Mireille Spera, há doenças que precisam de um atendimento precoce. Evitar a ida a um hospital pode agravar o quadro da enfermidade.

Os hospitais especializados adotaram medidas para garantir a segurança dos pacientes durante a covid-19. Um dos hospitais de Curitiba realiza uma orientação inicial, em uma consulta ou agendamento, recomendando aos pacientes o uso de máscara e o cuidado com a higienização. Para o combate ao vírus foi criado uma Comissão Multiprofissional para implementar as ações e reforçar as medidas contra a covid-19. O serviço de pronto-atendimento também foi alterado para uma melhor segurança dos pacientes.

A médica do Instituto de Neurologia e Cardiologia de Curitiba (INC), Mireille Spera, afirma que há uma maior ventilação e espaçamento nos consultórios.

Às pessoas com suspeita do coronavírus são atendidas em um consultório externo e se precisarem de internação, são encaminhados para uma ala exclusiva. Dessa forma, pacientes com outras doenças não tem contato com pessoas contaminadas pela covid-19.

O uso de equipamentos de proteção individual já era utilizado pelos colaboradores e no momento de pandemia, foi intensificado. Toda a equipe de saúde e os profissionais de atendimento utilizam máscara de proteção e são orientados sobre as medidas de combate a covid-19.

Alguns funcionários do grupo de risco estão afastados, outros tiveram as férias adiantadas e também alguns estão trabalhando remotamente. O objetivo é a segurança dos profissionais e também dos pacientes.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem