Hospital organiza maratona cirúrgica no final de semana

(Foto: divulgação/Magion)

O Hospital Erasto Gaertner promove nesta sexta e sábado (28 e 29) a 4ª edição da MAGION, uma maratona cirúrgica. Em dois dias, são feitas em média entre 10 e 14 operações, que são transmitidas em tempo real aos profissionais da área da saúde. A iniciativa surgiu em 2015 e desde então todos os anos cirurgiões do Brasil e até de outros países se reúnem para compartilhar conhecimento.

Nesta edição, serão feitas cirurgias ginecológicas oncológicas laparoscópicas. O coordenador do programa de maratonas cirúrgicas do Hospital Erasto Gaertner, o médico Reitan Ribeiro, explica que a proposta já se expandiu para outras áreas e oferece aos pacientes um tratamento com mais recursos tecnológicos.

Em média, 70 profissionais se reúnem no auditório do Hospital Erasto Gaertner para acompanhar os procedimentos, que são transmitidos em um telão. Neste ano, são 9 cirurgiões convidados, sendo sete brasileiros, um colombiano e um mexicano. Durante a Magion, vai ser realizada também uma cirurgia com o sistema cirúrgico robótico, inaugurado no Hospital em 2017. Desde então, 120 cirurgias já foram oferecidas a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Reportagem: Ana Flavia Silva

(Foto: divulgação/Magion)

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*