HQ em libras e português, produzida por estudante surdo da UFPR, concorre ao HQMIX

 HQ em libras e português, produzida por estudante surdo da UFPR, concorre ao HQMIX

Foto: divulgação

noticia_137614_img1_blogpost_337417_img1_mulhersurda
Foto: divulgação

Uma história em quadrinhos bilíngue, em libras e português, está concorrendo ao HQ Mix, o Oscar Brasileiro dos Quadrinhos. A história aborda a realidade de judeus surdos na Segunda Guerra Mundial e foi produzida por um estudante surdo do curso de Letras Libras da Universidade Federal do Paraná, Germano Spelling. A narrativa foi o resultado de um trabalho de conclusão de curso, orientado pela professora Kelly Priscilla Lóddo Cezar.

A professora conversou com a reportagem como intérprete de Germano, que conta que a temática surgiu de um projeto de iniciação científica.

Uma das dificuldades do trabalho foi que boa parte do referencial teórico estava em inglês. Para Germano, a primeira língua é a de libras, a segunda é o português e a terceira é o inglês.

A história se passa no ano de 1939, na capital da Polônia, Varsóvia. Para a professora orientadora, a indicação ao HQMIX já é um prêmio.

A premiação foi criada em 1989 e é considerada uma das mais tradicionais dos quadrinhos brasileiros. As votações são feitas por artistas e profissionais da área e o resultado será divulgado ainda em outubro.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem