COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Mercado de IA crescerá 36% ao ano até 2030.

 IA e aumento de produtividade são discutidos hoje em Curitiba

Foto: Lanlink

O uso da inteligência artificial vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas dos mais variados portes e setores. Segundo o relatório da plataforma alemã Statista, especializada na coleta e visualização de dados, o valor global do mercado de Inteligência Artificial deve disparar, crescendo mais de 36% ao ano até o fim de 2030.

Atenta a este mercado, a Lanlink, que é uma empresa integradora de tecnologia da informação com 35 anos de atividade no Brasil, realizará, nesta quinta-feira, às 19 horas, em Curitiba, em parceria com a Microsoft, a palestra “Aumento da produtividade por meio da Inteligência Artificial”. O evento acontecerá no Badida Barigui, no Park Shopping Barigui e reunirá representantes do setor de tecnologia da informação de empresas e órgãos públicos.

Eu conversei com o gerente de Arquitetura e Operações da Lanlink, Hoto Silva, que será o responsável pela palestra de hoje à noite, e ele me informou que os pedidos das empresas que buscam projetos de inteligência artificial, chegam com as mais diversas finalidades, e vão desde melhorar a experiência de compra e atendimento dos clientes; automatizar processos de negócios e de rede e na cadeia de suprimentos.

Na área jurídica, por exemplo, a inteligência artificial pode ser usada na sumarização de processos judiciais, consultas a jurisprudências em linguagem natural e elaboração de minutas de peças judiciais.

Hoto Silva me disse que o mercado de inteligência artificial tem muito a crescer e as empresas precisam se atualizar para não perder para os concorrentes.

A inteligência artificial tem o potencial de impactar positivamente a produtividade das empresas brasileiras de várias maneiras. Primeiramente, a inteligência artificial pode automatizar tarefas repetitivas e demoradas, liberando os funcionários para se concentrarem em atividades de maior valor agregado. Além disso, essa ferramenta permite analisar grandes quantidades de dados em tempo real, fornecendo insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas. A implementação da Inteligência Artificial também pode reduzir erros humanos, melhorar a eficiência dos processos e acelerar a inovação, permitindo que as empresas desenvolvam novos produtos e serviços com base em análises avançadas.

No entanto, a implementação da inteligência artificial também apresenta desafios e riscos que devem ser cuidadosamente avaliados e mitigados. Com o treinamento adequado e a adoção de ferramentas adequadas, as empresas brasileiras podem aproveitar ao máximo o potencial da inteligência artificial para aumentar sua produtividade e se manterem competitivas no mercado, que está em constante evolução.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin