ParanáGeral

Ideb: Paraná tem a melhor nota do país no ensino médio

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação do país

 Ideb: Paraná tem a melhor nota do país no ensino médio

Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

O Paraná é considerado o melhor estado do país em educação no ensino médio em 2021. O resultado foi divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e se refere ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. Com isso, o Paraná passou da terceira colocação nos últimos dois anos, para a primeira em 2021. No Ideb 2019, divulgado em 2020, o estado obteve média 4,4. Este ano, com crescimento de 0,2 pontos ficou com média 4,6 e ultrapassou Goiás e Espírito Santo.

A média nacional das redes estaduais ficou em 3,9. O secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, comemorou o resultado, que ele atribui à humanização da educação no estado, com apoio dos educadores e mudanças de atitudes e métodos.

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação do país. Na avaliação é considerado o índice de rendimento escolar e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os estudantes dos últimos anos dos ensinos fundamental e médio são submetidos a provas de língua portuguesa, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. No Paraná 200 mil fizeram a prova, o que equivale a 78% do esperado. Feder também falou sobre outro importante resultado: o estado apresentou a menor taxa de evasão escolar do país.

Mas apesar da liderança no Ideb, as metas do governo federal em todo o país não foram atingidas, tanto as do ensino médio quanto as do ensino fundamental ficaram com índices abaixo do esperado. Resultado que o secretário acredita ter ligação especialmente com o período de pandemia. Mesmo assim, ele considera o índice atingido pelo estado uma vitória.

No ensino fundamental o Paraná ficou na 4ª colocação com índice 5,2, apenas 0,1 atrás dos estados do Ceará, São Paulo e Goiás. A nota representou um avanço de 0,1 ponto em relação ao último Ideb. 

Reportagem por Vanessa Fontanella

mariane.abreu

Paraná: Número de eleitores maiores de 70 anos cresce 31%

Paraná: Número de eleitores maiores de 70 anos cresce 31%

Voto é facultativo nessa faixa etária e a ausência não acarreta em punição ao eleitor

TRE/PR define urnas que passam por auditoria, no domingo (2)

TRE/PR define urnas que passam por auditoria, no domingo (2)

Procedimento de checagem é realizado em 35 urnas eletrônicas, no Paraná

Casamentos no Paraná aumentam quase 8% em julho de 2022

Casamentos no Paraná aumentam quase 8% em julho de 2022

Foi registrado um total de 4.034 casamentos, 7,8% a mais que o verificado em junho

Bancário é suspeito de desvios que ultrapassam R$ 1,2 milhão

Bancário é suspeito de desvios que ultrapassam R$ 1,2 milhão

Na casa dele foram apreendidos documentos, talões de cheque, cartões de crédito e contratos