Idoso com Alzheimer desaparece no Bairro Santa Felicidade

Foto: Divulgação / Polícia Civil do Paraná

Um homem, de 81 anos, está desaparecido desde a tarde de ontem (terça-feira, 15). De acordo com familiares, o idoso foi visto pela última vez no bairro em que reside – Santa Felicidade, às três horas da tarde. O homem é portador do Mal de Alzheimer. Segundo parentes, Jorge Horácio Rodriguez Estrada, saiu de casa dirigindo o carro da família, um Fiesta Sedan Dourado, para ir ao mercado e não voltou mais. De acordo com a filha de Jorge Horácio, Maria Francisca Rodriguez, o idoso faz tratamento neurológico, com remédios que controlam a doença. Por causa do efeito dos medicamentos, Jorge tem o costume de sair pela região.

De acordo com Maria Francisca, o idoso foi diagnosticado com Alzheimer há mais de 10 anos. Durante este tempo, episódios de esquecimento foram constantes. No entanto, o idoso nunca havia desaparecido.

Quando foi visto pela última vez, Jorge Horácio vestia uma jaqueta de couro, calça de veludo e sapatos marrons.

De acordo com a psicóloga, especialista em Neuropsicologia, Viviane Bayer, o Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo. Os sintomas da doença são: a demência, perda de memória, orientação, atenção e linguagem, por causa, da morte de células cerebrais.

O diagnóstico precoce da enfermidade retarda o avanço da doença, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.

A psicóloga, Viviane Bayer, orienta que os familiares responsáveis pelo portador de Alzheimer estejam sempre próximos ao paciente, observando o desempenho nas atividades diárias.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), mais de um milhão de brasileiros tem Alzheimer. Em todo o mundo quase trinta e seis milhões de pessoas sofrem da doença. Ainda de acordo com a Abraz, a cada três segundos, um idoso é diagnosticado com algum tipo de demência no mundo.

Comments

  1. Por favor se alguém tiver alguma informação do paradeiro do Sr. Jorge ou ver o carro Fiesta Sedan Dourado Placas ARV-8960, favor entrar em contato pelo fone (41) 3360-1400.

  2. Visto pela ultima vez no posto O Cupim em Campina Grande do Sul ás 16:10.