ParanáCidades

Ilha do Mel: Travessia deve ser feita com embarcações autorizadas

Agepar lança campanha com recomendações para evitar imprevistos, acidentes ou transtornos

 Ilha do Mel: Travessia deve ser feita com embarcações autorizadas

Foto: José Fernando Ogura/ AEN

A Agepar faz campanha de alerta sobre a segurança dos usuários da travessia da Ilha do Mel. As orientações incluem a compra de bilhetes em ponto de vendas autorizado, embarque no Terminal Aquaviário Público e utilização apenas de embarcações habilitadas.

As medidas evitam imprevistos, acidentes ou transtornos já que as embarcações regularizadas seguem normas como limite permitido de passageiros e quantidade suficiente de coletes salva-vidas. Além disso, embarcações irregulares podem ser interceptadas pela fiscalização.

A campanha conta com o apoio do Governo do Estado, SEIL/PR, SESP/PR, Sedest/PR, IAT, PM-PR, PC-PR, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Pontal do Paraná e Prefeitura de Paranaguá.

Veja as orientações para utilização do serviço

  • Compre o bilhete em locais autorizados Atualmente, apenas a Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná (Abaline) tem permissão para comercialização dos bilhetes. Vendas estão disponíveis no Terminal Aquaviário Público ou nos pontos de venda da Abaline, incluindo o site da empresa. Isso garante que as embarcações que farão a travessia são habilitadas e também a cobertura pelo seguro de viagem obrigatório, com valor embutido no preço da passagem.
  • Embarque apenas no Terminal Aquaviário Público – Este é o único ponto de embarque para as empresas autorizadas e habilitadas em Pontal do Paraná. Embarcações não autorizadas ou embarques em local irregular resultam em sanções para as empresas responsáveis, inclusive interceptação por agentes de fiscalização durante o trajeto. Lista de embarcações autorizadas
  • Use a pulseira de identificação recebida junto com o bilhete – Ela serve de comprovação de que o bilhete foi comprado em pontos autorizados, além de auxiliar no controle de acesso à Ilha do Mel, limitado à 5mil pessoas por dia. O acessório deve ser usado no Terminal Aquaviário Público e durante a travessia. Caso a compra da passagem seja feita pelo site da Abaline, o usuário deve validar o voucher online ao chegar ao Terminal Aquaviário Público, trocando-o pelo bilhete impresso e pela pulseira de identificação.
  • Cuidado com abordagens no caminho até o terminal, com oferta de embarque em local impróprio e transporte irregular – Alguns estacionamentos no entorno do Terminal Aquaviário Público oferecem paralelamente o serviço de travessia de passageiros com embarcações irregulares. A orientação é para que o usuário não ceda a abordagens realizadas no caminho até o terminal e, se possível, compre os bilhetes antecipadamente pela internet, por meio do site da Abaline.
  • Confira se a embarcação atende as normas de segurança, limite de passageiros e quantidade de coletes salva-vidas – As normas de segurança devem ser seguidas para garantir a segurança de todos à bordo. Embarcações que não estejam de acordo com as normas de segurança estabelecidas pela Capitania dos Portos podem estar mais sujeitas a acidentes ou ser interceptadas por agentes de fiscalização durante o trajeto.
  • Se encontrar irregularidades, denuncie – Isso garante que o serviço vai ser prestado com segurança a todas as pessoas que façam a travessia e, além disso, o usuário ainda colabora com melhorias no próprio serviço e também no Terminal Aquaviário Público, pois todos os valores previstos no preço da passagem têm a destinação correta.

Canais de denúnica de irregularidades

Reportagem Amanda Yargas

Avatar

amanda.yargas

Pista da Br 277 liberada

Pista da Br 277 liberada

O tombamento da carreta foi no sentido litoral

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

A cobrança em nove praças de pedágio dos lotes 1 e 2 foi retomada no

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Safra mais curta e eventos climáticos extremos são algumas das dificuldades enfrentadas