CuritibaGeral

Imigrantes haitianos denunciam ato de xenofobia em escola de Curitiba

De acordo com a família, as denúncias foram formalizadas no MP-PR

 Imigrantes haitianos denunciam ato de xenofobia em escola de Curitiba

Foto: divulgação Internet

Uma escola particular de Curitiba está sendo acusada de racismo e xenofobia por uma família de imigrantes haitianos. Segundo a denúncia, desde o início do ano letivo, Mary Kayne Belotte Elysse, de 4 anos, vem sendo vítima de preconceito por parte de um outro aluno da mesma sala. O pai de Mary Kayne conta que a menina, desde os primeiros dias de aula, reclama que não consegue fazer amizades. Mas, o caso mais grave aconteceu na última semana quando o outro aluno teria chamado Mary de “cocô” e cuspido na cara na menina. Em um outro episódio, a criança teria sido derrubada pelo colega e chegou a fraturar o pulso. O pai de Mary, Reginaldo Elysse, conta que a escola se recusa a tomar qualquer providência porque o menino autor das agressões seria filho de uma funcionária da instituição:

Depois do último relato de agressão, Reginaldo conta que a família decidiu tirar Mary da escola. Segundo os pais, foram várias tentativas de conversar com a direção que não surtiram efeito:

A família afirma já ter feito a denúncia formal no Ministério Público. Em nota, o Sesc Educação Infantil de Curitiba, que é a escola denunciada, afirma que as denúncias não são verdadeiras e que não houve nenhum caso de racismo ou discriminação dentro da instituição. A escola afirmou ainda que ficará em silêncio sobre a acusação de que a criança que discriminou seria filho de uma funcionária da escola em respeito à legislação que garante a preservação da intimidade dos envolvidos no processo. Na mesma nota, o Sesc Educação Infantil reforça que não é conivente com comportamentos inadequados e que as imagens internas da instituição estão preservadas e à disposição da justiça.

Reportagem: Angela Luvisotto

Avatar

angela.luvisotto

Tributo aos Bee Gees chega em Curitiba

Tributo aos Bee Gees chega em Curitiba

Show “Uma Noite Com Os Bee Gees” é apresentado pela banda argentina Geminis

BR-277 tem faixa liberada, com mais 19 km de fila

BR-277 tem faixa liberada, com mais 19 km de fila

Trecho foi totalmente bloqueado para o destombamento do caminhão na tarde desta quarta (24)

BR-277 segue bloqueada; rodovia registra 17 km de fila

BR-277 segue bloqueada; rodovia registra 17 km de fila

O trecho congestionado é o do km 128, em Campo Largo, sentido Curitiba