Índice de confiança industrial paranaense fica em 65,1 pontos

 Índice de confiança industrial paranaense fica em 65,1 pontos

Foto: divulgação/Senai

Ficou em 65,1 pontos o índice de confiança na indústria paranaense, no mês de janeiro de 2021. O resultado é do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) e tem como área de otimismo acima dos 50 pontos. O valor ficou abaixo do resultado apresentado em dezembro, quando esteve com 67,6 pontos, mas acima da média de todo o ano passado, que foi de 57,4. Os dados fazem parte da pesquisa mensal divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

O valor também ficou abaixo do registrado em janeiro de 2020, quando ficou com 68,9 pontos. O avanço da pandemia e a instabilidade econômica podem ter colaborado na queda. Segundo o economista da Fiep, Evânio Felippe, estes fatores afetam as expectativas dos empresários.

Alguns pontos, como o fim do auxílio emergencial, também contribuem para a queda no índice.

O ICEI de janeiro é formado pelo indicador de condições, que avalia os negócios e a economia nos últimos seis meses, e pelo de expectativas, mesma avaliação para o futuro.

A pesquisa pode ter sido influenciada pelos resultados da Sondagem Industrial mensal realizada pela CNI. Quase 75% das empresas que participaram do estudo preveem estabilidade de empregos nos próximos seis meses. Quase 23% acreditam em aumento de vagas.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem