Índice de evasão escolar em Paranaguá é de 10%; programa pretende diminuir esse número

 Índice de evasão escolar em Paranaguá é de 10%; programa pretende diminuir esse número

Foto: Reprodução/ Facebook Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto)

(Foto: Reprodução/ Facebook Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto)

A tecnologia será uma aliada no combate à evasão escolar no Paraná. O programa “Presente na Escola”, do Governo do Estado, pretende garantir que todos os alunos estejam em sala de aula.

O programa funcionará de maneira integrada com dois aplicativos: o “Registro de Classe”, que permite ao professor realizar a chamada off-line pelo celular e o “Escola Paraná”, que envia mensagens diárias para os pais ou responsáveis sobre a frequência do aluno.

Com essa base de dados, serão gerados relatórios diários por escola e por série. O relatório vai informar, por exemplo, quais são os alunos mais faltosos.

A promotora pública Luciana Lindero, do Centro de Apoio das Promotorias da Criança, do Adolescente e da Educação do Ministério Público do Paraná, ressaltou que manter o aluno na escola é uma importante medida para combater a violência.

Com 68 escolas estaduais e 26.510 estudantes, o litoral do estado apresenta em média, uma evasão de apensas 3%. Segundo a chefe do Núcleo Regional de Educação, Isabel Cristina Vieira, em Paranaguá, esse índice é de 10%.

O diretor do colégio estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, de Paranaguá, Everton Vieira Borges, conta que o problema da evasão escolar está ligado à vulnerabilidade social e, quando necessário, há integração com a rede de proteção, composta pelo Conselho Tutelar, Ministério Público, entre outros órgãos.

Segundo dados da Secretaria de Educação, no ano passado, 8,23% dos estudantes matriculados no Ensino Médio Regular abandonaram os estudos; no Ensino Fundamental esse percentual foi de 2,04%. Em 2018, dos cerca de 1 milhão de alunos matriculados na rede estadual de ensino, 89 mil alunos abandonaram a escola no Paraná.

Reportagem: Kelly Frizzo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem