Índice de Intenção de Consumo das Famílias cai 27,9% em um ano

Foto: Marcelo Oliveira/Agencia RBS
Foto: Marcelo Oliveira/Agencia RBS

Uma pesquisa periódica da Confederação Nacional e da Federação do Comércio do Paraná indica pela primeira vez em cinco anos um índice de intenção de consumo abaixo do considerado aceitável. A ICF – Intenção de Consumo das Famílias – vem caindo desde o ano passado e em julho ficou em 95,5 pontos, abaixo da pontuação 100, usada como referência na pesquisa como uma zona de indiferença. A coordenadora de Pesquisas da Fecomércio, Priscila Andrade Takata, diz que o nível de intenção de consumo registrado agora faz parte de uma tendência que vem sendo acompanhada há alguns meses.

De acordo com Priscila, a pesquisa avalia vários outros índices pesquisados no mercado para medir o ânimo das famílias para o consumo.

Muito do comportamento dos consumidores, segundo Priscila, tem relação com a percepção deles sobre a crise.

A contenção no consumo foi equilibrada entre as classes econômicas. A redução foi de 27,9% em relação a julho de 2014 (132,5 pontos) e de 6,9% na comparação com junho deste ano (102,6 pontos). Mesmo com a diminuição, a perspectiva dos consumidores paranaenses ainda está acima da média nacional, que ficou em 86,9 pontos neste mês e também teve queda de 27,9% na variação anual.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2