Índice de Preços ao Consumidor de Curitiba subiu 0,38% em abril

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O Índice de Preços ao Consumidor, o IPC, de Curitiba, subiu 0,38% no mês de abril. O acumulado em 2017 está em 1,47%, enquanto que, no mesmo período do ano passado, estava em 3,50%. Entre os setores que impulsionaram o cálculo estão a habitação, que teve queda de -1,8% e o vestuário, com alta de 3,3%.

De acordo com o economista Carlos Magno, outros itens básicos que costumam influenciar diretamente no índice, com o alimentação e transporte, não sofreram grandes mudanças.

A redução da inflação também reflete no índice acumulado nos últimos 12 meses, que chegou a 3,34% no mês de abril. No mesmo intervalo de 2016, o resultado foi de 9,33%. O economista explica que o IPC faz o cálculo da inflação local enquanto que o IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, tem abrangência nacional.

Alguns itens pesquisados chamam a atenção pelo índice inflacionário, como o preço do tomate, com aumento de 56%; os pacotes turísticos nacionais, com alta de 7% e os sapatos femininos, com quase 12% de reajuste nos preços.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem