PolíticaCidadania

Índice de transparência de órgãos públicos aumenta no Paraná

Dados são de ranking divulgado pelo TCE-PR; Alep chegou a 95,32% neste ano

 Índice de transparência de órgãos públicos aumenta no Paraná

Foto: Divulgação

O índice de transparências de órgãos públicos estaduais e municipais aumentou em 2024 no Paraná, de acordo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). Ao todo, foram mais de mil portais analisados. A maior parte (786) municipais, entre prefeituras e câmaras de vereadores, além de órgãos estaduais – como Governo do Paraná, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Assembleia Legislativa e o próprio TCE-PR.

O índice de transparência mostrou avanço expressivo dentro do Poder Legislativo. A Assembleia passou de 59,10% em 2023 para 95,32% neste ano. A Defensoria Pública ficou em 66,96%, atrás do Ministério Público, com 71,38%, do Tribunal de Justiça do Paraná, com 78,44%, e do governo estadual, que chegou a 94,96%.

O advogado e doutor em Direito de Estado Rodrigo Luís Kanayama explica que a transparência é prevista em legislações federais, estaduais e municipais. Ele também reforça que o mecanismo garante o aprimoramento da gestão pública.

Em relação às prefeituras, o índice mostrou um crescimento na média de 81,14% de transparência entre os municípios. No ano passado, o resultado havia sido de 75,33%. Em Curitiba, o índice subiu de 76,78% para 77,64% neste ano. Alta também nas câmaras municipais, que alcançaram 76,72% em 2024.

Para o advogado, além de fornecer os dados, é preciso que as informações sejam de fácil acesso e compreensão à população. Também é importante incentivar a fiscalização.

Segundo o TCE-PR, 12 entidades municipais não preencheram os questionários de avaliação da transparência do órgão.

Reportagem: Bárbara Hammes

Avatar

Olívia Marques

Câmara de Curitiba vota criação de novas secretarias para 2025

Câmara de Curitiba vota criação de novas secretarias para 2025

Segundo prefeito eleito, Eduardo Pimentel, as novas pastas não aumentam o orçamento

Vereadores aprovam o próprio 13º salário em Cambé

Vereadores aprovam o próprio 13º salário em Cambé

O 13º salário para os vereadores já vai beneficiar os reeleitos em 2025