Indústria do Paraná bate recorde no número de trabalhadores
São 790 mil trabalhadores no que é classificado como Indústria Geral
790 mil pessoas estão empregadas na indústria do Paraná em 2024. Esse é o maior número absoluto de pessoas ocupadas no setor da história. Na classificação de Indústria Geral – composta pelos segmentos Extrativo, Transformação e de Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUP). Os dados são do Novo Caged, divulgados nesta semana pelo Ministério do Trabalho.
LEIA MAIS:https://bandnewsfmcuritiba.com/vender-a-empresa-e-uma-decisao-importante-e-exige-cautela/
A pesquisa aponta ainda que no acumulado de janeiro a julho, a indústria paranaense soma 31.677 novas contratações, sendo responsável por 25% de todas as 124.647 vagas geradas no estado nesse período. Um crescimento no saldo de empregos industriais de 151% frente aos sete primeiros meses do ano passado. Somente em julho, a indústria abriu 5.731 novas vagas de trabalho formal (com carteira assinada), tendo sido o setor que mais gerou empregos neste mês no estado. O crescimento na abertura de vagas foi 14 vezes maior quando comparado com o mesmo mês de 2023.
O número representa, ainda, 40% do total dos 14.185 empregos gerados no Paraná no mês. Em segundo lugar, ficou o setor de Serviços, com 5.010 postos de trabalho preenchidos. Na sequência aparecem Construção, Comércio e Agropecuária. No acumulado do ano, as atividades que mais empregaram foram: alimentos (8.115), veículos (2.475), borracha e material plástico (1.986) e móveis (1.957). Além disso, nenhuma atividade da indústria de transformação paranaense registra saldo negativo de empregos em 2024.
Informações: Marlon Santiago