ParanáEconomia

Indústria Paranaense cresce 0,6% em março

Os dados foram divulgados pelo IBGE

 Indústria Paranaense cresce 0,6% em março

Foto: Gilson Abreu/AEN

O mês de março foi de crescimento para o setor industrial paranaense. Apesar de um tímido 0,6% de desempenho superior comparado a fevereiro, o índice ficou acima do nacional que foi de 0,3% e também deixou o estado como o melhor da Região Sul, tendo em vista que Santa Catarina terminou o mês com queda de 3,8% e o Rio Grande do Sul de menos 0,3%. Mas essa alta foi pontual. No primeiro trimestre do ano o Paraná recuou 2,7% em relação ao mesmo período de 2021. Se compararmos março deste ano com o ano passado também houve queda de 2,8%. Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que de uma maneira geral o setor, em todo o Brasil, enfrenta dificuldades. Nos últimos 12 meses, apesar de ter fechado com alta de 5,8%, o economista da Fiep, Evânio Felippe explica que o que se constata é que o estado apresenta uma redução no ritmo de crescimento.

A nível nacional a indústria encerrou março com retração de 2,1%. E quando se avalia somente o primeiro trimestre, os cinco estados mais industrializados do país não apresentaram bom desempenho. São Paulo foi o mais impactado com índice de menos 3,7%. Em seguida, ficou Minas Gerais com retração de 2,7%, mesmo índice do Paraná entre janeiro e março. No Rio Grande do Sul a queda no período foi de 2,3% e somente o Rio de Janeiro teve um trimestre positivo com crescimento de 3,3%. Segundo o economista, os resultados são reflexo de vários fatores, como a falta de insumos e também conflitos, como a Guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

No levantamento o IBGE avaliou 13 atividades e nove apresentaram desempenho negativo. Somente os setores automotivo (1,5%), de celulose e papel (3,2%), de máquinas e equipamentos (6,6%) e bebidas (33,5%) fecharam o primeiro trimestre do ano com altas.

Reportagem Vanessa Fontanella

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

UFPR convoca candidatos cotistas para banca de validação

UFPR convoca candidatos cotistas para banca de validação

1.107 candidatos concorrem a vagas destinadas a pessoas pretas, pardas, indígenas ou com deficiência

Associação Comercial do Paraná lança campanha Outubro Rosa

Associação Comercial do Paraná lança campanha Outubro Rosa

Abertura das ações em prol da saúde feminina teve presença da primeira-dama do Paraná

Industriais estão mais otimistas com a economia em setembro

Industriais estão mais otimistas com a economia em setembro

Índice de Confiança do Empresário Industrial, da Fiep, avançou três pontos na comparação com agosto

Obras da Ponte de Guaratuba serão licitadas nesta semana

Obras da Ponte de Guaratuba serão licitadas nesta semana

As participantes vão competir oferecendo valores cada vez menores, até um tempo limite ser atingido