ParanáEconomia

Indústria Paranaense cresce 0,6% em março

Os dados foram divulgados pelo IBGE

 Indústria Paranaense cresce 0,6% em março

Foto: Gilson Abreu/AEN

O mês de março foi de crescimento para o setor industrial paranaense. Apesar de um tímido 0,6% de desempenho superior comparado a fevereiro, o índice ficou acima do nacional que foi de 0,3% e também deixou o estado como o melhor da Região Sul, tendo em vista que Santa Catarina terminou o mês com queda de 3,8% e o Rio Grande do Sul de menos 0,3%. Mas essa alta foi pontual. No primeiro trimestre do ano o Paraná recuou 2,7% em relação ao mesmo período de 2021. Se compararmos março deste ano com o ano passado também houve queda de 2,8%. Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que de uma maneira geral o setor, em todo o Brasil, enfrenta dificuldades. Nos últimos 12 meses, apesar de ter fechado com alta de 5,8%, o economista da Fiep, Evânio Felippe explica que o que se constata é que o estado apresenta uma redução no ritmo de crescimento.

A nível nacional a indústria encerrou março com retração de 2,1%. E quando se avalia somente o primeiro trimestre, os cinco estados mais industrializados do país não apresentaram bom desempenho. São Paulo foi o mais impactado com índice de menos 3,7%. Em seguida, ficou Minas Gerais com retração de 2,7%, mesmo índice do Paraná entre janeiro e março. No Rio Grande do Sul a queda no período foi de 2,3% e somente o Rio de Janeiro teve um trimestre positivo com crescimento de 3,3%. Segundo o economista, os resultados são reflexo de vários fatores, como a falta de insumos e também conflitos, como a Guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

No levantamento o IBGE avaliou 13 atividades e nove apresentaram desempenho negativo. Somente os setores automotivo (1,5%), de celulose e papel (3,2%), de máquinas e equipamentos (6,6%) e bebidas (33,5%) fecharam o primeiro trimestre do ano com altas.

Reportagem Vanessa Fontanella

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Alunos participam da conservação da Serra da Baitaca

Alunos participam da conservação da Serra da Baitaca

Mutirões preveem incursões de dois dias por mês, sempre aos finais de semana

Exportação estabelece novo recorde de movimentação, em 24 horas

Exportação estabelece novo recorde de movimentação, em 24 horas

Ao longo do final de semana, 146 mil toneladas foram movimentadas no corredor, em Paranaguá

Violência doméstica: 1300 visitas foram feitas para garantir a segurança

Violência doméstica: 1300 visitas foram feitas para garantir a segurança

A ação faz parte da Operação Mulher Segura, que acontece em todo o estado

Secretaria de Educação abre inscrições para Exames da EJA

Secretaria de Educação abre inscrições para Exames da EJA

Estão aptos a fazer os exames 22.080 alunos que estudam a EJA neste ano