Início da circulação da linha Fagundes Varela/Fanny será adiado por tempo indeterminado, diz Urbs

Foto: Daniel Castellano/SMCS

O início da circulação da linha Fagundes Varela/Fanny foi adiado por tempo indeterminado. A decisão, divulgada por meio de nota pela Urbanização de Curitiba S/A (URBS) nesta terça-feira (16), foi tomada após uma vistoria no local com a participação da Polícia Rodoviária Federal, Superintendência de Trânsito (SETRAN) e a Secretaria Municipal de Obras Públicas. Segundo o texto, mudanças da frente de trabalho das obras da Linha Verde, na altura da estação-tubo Fagundes Varela, para o outro lado da pista, causariam problemas de segurança no cruzamento. A nota afirma que essa alteração será feita nos próximos 60 dias. Nesse período, o fluxo de veículos no sentido Norte deverá ser desviado para a marginal direita, em uma única faixa, inviabilizando o acesso dos ônibus à estação-tubo. No sentido Sul também haverá desvio do trânsito, cortando a canaleta.

O início da operação da linha foi bloqueado pela Polícia Rodoviária Federal, após uma reunião com representantes da Prefeitura na última sexta-feira (12). O assessor de comunicação da PRF, Maciel Júnior, destaca que a falta de segurança para motoristas e pedestres foi o motivo do adiamento.

Inicialmente, a prefeitura tinha afirmado que um problema no raio de giro dos ônibus articulados foi detectado nos últimos testes, antes da ativação da linha. O início da circulação dos ônibus está com mais de duas semanas de atraso, já que estava prevista para o dia 29 de março, no aniversário de Curitiba. Na época, a prefeitura informou que mudanças operacionais nas estações-tubo por onde o ônibus passaria não tinham sido concluídas a tempo.

A linha terá aproximadamente 17 quilômetros de extensão e será a primeira a integrar os trechos Sul e Norte da Linha Verde, em Curitiba. A previsão é de que ela atenda mais de quatro mil passageiros por dia.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.